Saber perdoar

Por que as pessoas sentem dificuldade para perdoar? O perdão é algo impossível? Devemos perceber que o perdão é possível e não está longe de nós.

Estamos no século XXI. Um tempo de competitividade e onde, apenas, os melhores sobressaem. Isso faz com que as pessoas tentem ser umas melhores que as outras e no fim dessa “corrida”, devido algumas brigas, as mágoas surgem e ficam guardadas no coração, gerando raiva, tristeza e vingança.

Essa raiva nos faz estar diante de uma grande dúvida: Devemos perdoar? A resposta é sim. Guardar rancor não faz bem para a alma, para o bem-estar e, principalmente, para o corpo. A fúria e a vingança, trancadas no coração, desencadeiam um estresse químico prejudicial ao organismo.

O perdão faz bem para a mente, e foi feito para ser pedido. Quem perdoa é um ser iluminado, que sabe entender o outro, que tem sabedoria e, assim, tem mais luz. Não perdoar, faz com que nos sintamos desamparados, desprotegidos e distantes das coisas boas da vida.

Perdoar não é esquecer, pois isso seria perder a realidade. Tudo pode ser perdoado, mas cada um sabe seus limites pessoais e se é possível superá-los. O principal beneficiado é sempre aquele que perdoa, pois é ele quem ganha paz ao tirar peso da mágoa de seu coração. Não devemos querer perdão por tudo. Nos deslizes cotidianos, um pedido de desculpas vale.

Não guardemos mágoa e saibamos perdoa uns aos outros.

Ana Paula Vilhena
Enviado por Ana Paula Vilhena em 09/01/2009
Código do texto: T1376376
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.