ALGUNS ADJETIVOS INTRAGÁVEIS, PRINCIPALMENTE QUANDO APLICADOS A NOMES PRÓPRIOS DE PESSOAS

Augusto, insigne, ilustre, brilhante, impoluto, digno, formidável, admirável, excelentíssimo, magnânimo, bravo, grande, grandioso, ilibado, magnífico, resplendente, impávido, maravilhoso, honrado, honesto (este principalmente), justo, laborioso, ordeiro, pugnaz, supremo, tenaz, único, eloquente, varonil, zeloso, nobre, probo (que terrível), imponente, ditoso.

Exemplos (com e sem brilhantina):

O augusto Imperador Fulano saiu do paço acompanhado de sua comitiva.

O Imperador Fulano saiu do paço acompanhado de sua comitiva.

Cicrano de Tal, insigne homem público, jamais pecou em toda a sua vida.

Cicrano de Tal, homem público, jamais pecou em sua vida.

Este foi o mais ilustre representante do nosso estado. (Além de ilustre, é o mais).

Este foi o representante do nosso estado

Tomemos de exemplo o brilhante jurista e suas palavras contundentes.

Tomemos de exemplo o jurista e suas palavras contundentes.

Aquele varão impoluto viveu seu dia de merecida glória. (Impoluto é insuportável!)

Ele viveu seu dia de glória.

O digno representante desta vetusta casa de cultura vai usar da palavra. (Tem nada pior que vetusto?).

O representante desta casa de cultura usará da palavra.

Era inteligente, brilhante, sempre foi um político digno. (Ai ai)

Era um político digno.

Naquele momento o formidável cientista desejara ganhar o prêmio cobiçado por seus colegas.

Naquele momento o cientista desejara ganhar o prêmio cobiçado por seus colegas.

Raul, excelentíssimo advogado, brilhou no fórum.

Raul, advogado, brilhou no fórum.

O magnânimo Presidente ofereceu meia-bolsa de estudos ao jovem. (Só por isto seria magnânimo?) •.

O Presidente ofereceu meia-bolsa de estudos ao jovem.

Naquela manhã de inverno o bravo e grande marechal faleceu.

Naquela manhã de inverno o marechal faleceu.

Homem de grandioso caráter e ilibada reputação, o senador Mister Y.

Homem de caráter, o senador Mister Y.

E assim por diante...

Vamos deixar de tanta bajulação e falsidade. Parem de usar essa manta de toucinho de porco velho. E jamais me chame de veneranda. Pior ainda é terceira idade. É a sua!