PROCURA-SE SENTIDO EXISTENCIAL

Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? (Eclesiastes 1:3).

A resposta parece simples, mas não é.

Depois do nascimento de Cristo, passaram-se dois mil anos; o registro cronológico nos informa que, antes dele, existem outros cinco mil anos.

Nesse tempo tivemos o período de ouro da filosofia grega; o renascimento e, agora, estamos vivendo o advento da informática – que nos abriu as portas do desenvolvimento científico e tecnológico, sem fronteiras.

Contudo, a crise existencial continua sendo um opositor terrível e, aparentemente invencível que, nos deixa uma sensação de derrota da humanidade, nos quatro cantos do planeta.

Conforme afirmamos acima, o advento da informática nos abriu as portas do desenvolvimento científico e tecnológico, sem fronteiras; porque as pessoas, em todos os continentes, independente de nível social ou econômico, estão sendo beneficiadas.

Quando pensamos em nosso país, lembramos que o aposentado recebe o seu benefício no dia marcado, indo ao banco de sua cidade ou não.

Por outro lado, quem vive em áreas de conflito bélico, como o Oriente Médio, corre um risco (em tempos de guerra), inferior ao existente há dez ou vinte anos atrás.

Contudo, de Norte a Sul, Leste a Oeste da Terra, ricos ou pobres, continuam a mercê de um problema comum: a crise existencial.

A forma ideal para lidar com o essencial da existência, conforme Exupèry: “invisível aos olhos”, continua sendo a mesma usada nas origens: ver com o coração para obter o melhor resultado.

Conforme o relato nas Sagradas Escrituras, o primeiro casal “pisou na bola”: desobedeceu às orientações claras e objetivas, visando à vida e, vida com qualidade (Gênesis 2:15–17).

Sem assustá–los ainda mais, o CRIADOR anunciou a sentença (Gênesis 3).

A sociedade pós–moderna rejeita as orientações contidas nas Sagradas Escrituras sem algo melhor para colocar no lugar – o que ficou demonstrado no ensino sobre a família, nos últimos cinqüenta anos.

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a DEUS e guarda os SEUS mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Por que DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 02/02/2009
Código do texto: T1417691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.