Gravidez na adolescência - a verdadeira prevenção

Vivemos na atualidade corrupta deste mundo, onde os focos dos problemas estão sendo ignorados por todos. A maioria das pessoas e dos "responsáveis pela sociedade" segue esta linha de pensamento: "já que os problemas existem, vamos achar maneiras de reduzir os danos...", este modo de pensar apenas faz com que a sociedade afunde cada vez mais nos seus próprios equívocos.

Agora vamos nos centralizar no assunto da gravidez na adolescência. Bem, é do conhecimento da maioria das pessoas que temos altíssimos índices mundiais de gravidez na adolescência. A cada ano, no mundo, 14 milhões de adolescentes entre 15 e 19 anos têm filhos (somente 1,3 milhões nos países desenvolvidos), de acordo com a ONU. Na maioria dos casos meninas de idade entre 14 e 17 anos tem sua primeira relação sexual, de 15 a 17 a sua primeira gravidez e de 17 a 19 a segunda gravidez (99,4% das jovens que engravidam conhecem a camisinha e apenas 24,5% desejavam ter tido um filho). O pior fato, muito promiscuo, é que no Rio de Janeiro, por exemplo, 63% das jovens declaram já ter feito sexo com pessoas que acabou de conhecer.

Após ver todos esses dados, a sociedade pensa: "temos que conscientizar mais as pessoas sobre o uso de preservativos, elas têm pouca informação!". Na verdade, essas pessoas precisam sim de informação, de conscientização, mas não da conscientização sobre o uso dos preservativos, e sim sobre a verdade.

Sabe por que os jovens estão começando tão cedo sua vida sexual? Pela falta de informação, repito: não a informação dos métodos anticoncepcionais e sim informação sobre a verdade, afinal, como eu já citei, 99,4% das jovens que engravidaram conhecem a camisinha.

Outro questionamento: o comportamento dos jovens é influenciado pelos meios de comunicação? Sim! Claro que sim, se os jovens não têm conhecimento da verdade, eles estão no escuro, sem ver o seu destino, sem saber de onde vieram, sem rumo certo. Sabe quem irá rumá-los? A TV, a globo, as novelas, enfim, o mundo. Então, finalmente, o que falta são os divulgadores da verdade para dizer ao jovem que ele não vai encontrar quase nada nessa "caixa de idiotices" chamada de TV.

E agora? É o que perguntam, com iremos evitar o problema da gravidez precoce? Sabe como, mostrando a verdade, não mostrando como evitar filhos, e sim, mostrando a pura e simples solução que é de receio da sociedade. Ao invés da "redução de danos", eu lhes mostro a única solução: A verdade, Cristo, que Veio e mostrou a todos todas as soluções, ele disse: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, quem crê em mim, ainda que morra viverá" (Jo 14:16). E ele também adverte sobre o sexo ser reservado para o casamento. Então essa é a solução: deixar o sexo para o casamento, e ser fiel à seu/sua marido/mulher. Tanto os problemas de gravidez na adolescência, quanto os problemas das DST estariam resolvidos.

Japa Fonseca
Enviado por Japa Fonseca em 26/04/2006
Reeditado em 28/04/2006
Código do texto: T145665
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.