Amar e sofrer. Sofrer e amar

“O maior sofrimento que alguém pode ter, é nunca sofrer.” Amar e sofrer caminham lado a lado, quase como a verdade e a mentira, em duas linhas paralelas que nunca se cruzam, nem nunca se separam.

Amar e ser amado é um sentimento tão inacreditável que quem nunca sentiu jamais entenderia o significado. Quando amamos, temos a impressão de que aquele mundo cheio de problemas em que vivemos desaparece, e só o que existe é o mundo entre você e esse alguém. Esquecemos de tudo e criamos um mundo de fantasia que só desaparece quando esse amor acaba ou uma decepção nos atinge. É nesse ponto que as linhas ficam ainda mais juntas, quase se entrelaçando... Nesse ponto que percebemos a sutil diferença entre amar e gostar.

Quando gostamos de alguém, por mais que essa pessoa nos magoe e nos faça mal, não iremos, no sentido literal da palavra, sofrer por ela, iremos apenas deixar de gostar e encarar como uma de tantas decepções que a vida nos proporciona(se é que pode-se assim colocar). Agora quando amamos uma pessoa, e esta nos desaponta, nos faz mal, aí sim entendemos o que é sofrer. Entendemos porque não existe amor sem sofrimento e vice-versa. Entendemos porque amar é tão complexo e sofrer tão simples. Entendemos porque a vida sem amor não faz sentido e porque sofreremos com isso. Entendemos que amar alguém, está diretamente ligado a sofrer por ela.

Quando o amor acontece a gente esquece logo que sofreu um dia, e quando o sofrimento acontece a gente só consegue lembrar como amamos um dia. Um sentimento contraditório ao outro, que juntos formam a essência básica da vida. Sofrer e amar. Na língua portuguesa, nada mais do que dois verbos como tantos outros. Na nossa vida, a essência! Me diga qual pessoa você por mais vezes perdoou, e eu lhe digo qual pessoa você mais amou.

JoaoEbling
Enviado por JoaoEbling em 03/03/2009
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1466909
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.