UM POUCO DE POÇÕES

O MUNICÍPIO DE POÇÕES

ASPECTOS FÍSICOS

LOCALIZAÇÃO - COMUNICAÇÕES - ÁREA - ALTITUDE

POPULAÇÃO - ELEITORES - LIMITES - TOPÔNIMO

SOS RIO SÃO JOSÉ - LEIA MATÉRIA NESTA PÁGINA

Poções localiza-se na região Planalto da Conquista, Sudoeste da Bahia, a 444 km de Salvador.

A sede municipal é cortada pela Rio-Bahia — BR-116 - seu principal eixo rodoviário e pela rodovia BA-262 que liga a sede do município a Itabuna - via Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí, Ponto de Astério, com bifurcação na BA-263 rodovia Vitória da Conquista-Itabuna, até a BR-101. O município, desde a sede, é ainda servido por rodovia asfaltada até a sede do município de Bom Jesus da Serra, com extensão de 30 km., beneficiando parte da sua zona rural, bem como facilitando o intercâmbio comercial e sócio-cultural entre os municípios.

A cidade está localizada numa depressão em forma de bacia. O centro comercial situa-se na parte baixa, enquanto na parte alta concentram-se as residências. Vários bairros compõem a sede municipal, a exemplo dos bairros Tigre, Boa Vista, Alto do Indaiá, Santa Rita, Primavera, Tiradentes, Lagoa Grande e São José.

Grandes enchentes marcaram a vida poçoense, registrando-se as maiores, nas décadas de 1940 e 1950. No início da década de 1980 a cidade registra a última enchente, cujos prejuízos foram inferiores às anteriores. O velho açude da rua de Morrinhos costumava romper-se diante de chuvas prolongadas e todo o centro comercial era invadido pelas águas, casas destruídas, muros tombados, mercadorias totalmente perdidas, muitos prejuízos contabilizados no comércio e nas residências da parte baixa da cidade. Tudo isso faz parte do passado.

COMUNICAÇÕES

Poções dispõe de serviços de telefonia fixa e celular, DDD (77) - DDI, através as empresas de CELULAR. Conta com agência dos Correios e é cortado por estradas asfaltadas - BR.116 - Rio-Bahia e BA-262 via - Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itabuna até a BR-101, e daí ao Porto e Aeroporto de Ilhéus, além de recente rodovia que liga Poções a Bom Jesus da Serra.

TRANSPORTES

Conta com agência dos Correios e é cortado por estradas asfaltadas - BR.116 - Rio-Bahia e BA-262 via - Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itabuna até a BR-101, e daí ao Porto e Aeroporto de Ilhéus, além de recente rodovia que liga Poções a Bom Jesus da Serra.

Dispõe de linhas regulares de ônibus para Salvador, Vitória da Conquista e para todo o país com acesso às principais rodovias do nordeste, norte, centro oeste, sul e sudeste do país. A cidade dispõe de aeroporto asfaltado para aeronaves de até 50 passageiros.

Os aeroportos mais próximos para aviões de médio e grande portes estão em Vitória da Conquista, Ilhéus e Salvador.

ENDEREÇO

A Prefeitura Municipal de Poções pode ser diretamente contatada pelos telefones: (0XX77) 431-1321 ou na sua sede, localizada na Praça da Bandeira, nº 2 - Poções - Bahia - CEP: 45.260-000

ÁREA, ALTITUDE E CLIMA

Sua área territorial é de 966,3 km². Em relação ao nível do mar, sua maior altitude é de 760 m.

Tipo climático: Semi-árido e seco a sub-úmido. Clima frio e seco no inverno, temperado no verão. Temperatura média anual de 20,2 graus centígrados. Chuvas abundantes de outubro a janeiro. Índice pluviométrico anual de 504 mm.

SOLO E ÁGUA

Seu solo é fértil, mas parte do seu território enfrenta os problemas da seca cíclica, na região da caatinga, cujo solo é semi-árido. Sua área está incluída no Polígono da Seca. Seu principal manancial de água doce é o rio das Mulheres que atravessa a sede municipal, contribuindo com uma grande barragem em Morrinhos que abastece a região de água de excelente qualidade. O Rio São José encontra-se açoreado, necessitando de urgente revitalização e o Riacho do Divino Espírito Santo transformou-se em depósito de dejetos dos esgotos da cidade.

POPULAÇÃO - ELEITORES

Apesar da recente divisão territorial, que desmembrou os ex distritos de Bom Jesus e Caetanos, o município ainda conta com expressiva população, estimada em 45 mil habitantes, dos quais, 34 mil vivem na sede, além de um contingente eleitoral de 30 mil eleitores. Sua densidade demográfica é de 29,42%. O censo demográfico oficial do IBGE, realizado no ano 2.000 apresenta os seguintes números: População Total: 44.152 habitantes. População Urbana: 31.753. População Rural: 12.399. Homens: 21.824. Mulheres: 22.328.

LIMITES

Poções limita-se com Boa Nova, Nova Canaã, Bom Jesus da Serra, Iguaí e Planalto. Seu território era muito extenso, limitando-se em meados do século XX, com Vitória da Conquista, Ituaçu, Tanhaçu, Boa Nova e Itabuna. Com a emancipação dos ex distritos de Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí e Planalto, perdeu grande parte do seu território. Recentemente, perdeu os ex distritos de Bom Jesus da Serra e Caetanos que conquistaram sua emancipação política, transformando-se em municípios autônomos, em 1989, adentrando a última década do século XX com um único distrito, o distrito sede.

TOPOGRAFIA - SERRAS E RIOS

Sua Topografia é acidentada, com destaque para as serras de Ouricana, Espeto, Umbuzeiros, Bom Jesus, do David e Dobarusa. Seus principais rios, são - do Vigário, das Mulheres, São José e Ouricana. Entre as cachoeiras destacam-se as cachoeiras da Bandeira e Sete Voltas.

RIO SÃO JOSÉ - SOS - Uma Tragédia Anunciada

*Ricardo De Benedictis - Publicada desde 2003

Açoreado, com as matas ciliares quase destruídas pela sanha dos predadores e vendedores de carvão vegetal, fruto do desmatamento das matas nativas ao longo do seu curso, o rio São José estava sentenciado à morte não fosse a ação da natureza trazendo fortes chuvas para a região que deixaram em apenas 7 horas, 260 mm e no último mes, 660 mm. Estas águas aumentaram o nível do rio em até quatro metros e o sangradouro da barragem que abastece Poções, encontra-se em fase próxima de sangramento. Ambientalistas que acompanham o desesenvolvimento destas chuvas e pela estimativa de chuvas nos próximos dias discutem a possibilidade de haver rompimento de uma ou mais barragens, entre as quase vinte que foram construídas desde a sua nascente. E qualquer delas que possa romper-se fará um efeito dominó, com o rompimento de outras o que poderá ocasionar o maior desastre, uma tragédia quase anunciada. Daí, tomamos a liberdade de chamar a atenção das autoridades estaduais e federais.

O prefeito de Poções, Almino Viana, decretou estado de emergência, preocupado com as fortes chuvas que derrubaram casas e muros e danificaram logradouros públicos. Chamamos a sua atenção para acrescentar no decreto de estado de emergência a situação das barragens do rio São José a que nos referimos. Uma semana antes, enviamos através do seu secretário um CD contendo 200 fotos tomadas ao longo do rio, onde as barragens estão sangrando, elevando o volume da barragem principal, dentro da cidade de Poções, em cerca de quatro metros, a 30 cm do sangradouro que é insuficiente se o volume continuar a crescer nos níveis atuais. Falamos pessoalmente com o prefeito, no dia 25 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, acompanhados pelo ambientalista Adoniran Andrade Cunha. Esperamos que o Executivo poçoense cumpra o seu dever e alerte a defesa civil e demais órgãos competentes em outros níveis de governo.

O RIO SÃO JOSÉ

O rio São José nasce em Duas Vendas, no município de Poções e por mais de um século, serviu como manancial para abastecer de água potável a população poçoense até a construção do velho açude, localizado entre o centro comercial e a rua de Morrinhos. A falta de cuidados da população e do poder público açoreou o açude que entrou em processo de salinização, transformando-se em foco de esquistossomose. Quando chovia muito, o rio São José despejava muita água e o açude não suportava o volume, causando grandes enchentes que trouxeram enormes prejuízos aos moradores das proximidades da rua de Morrinhos, fundos da praça Góes Calmon e parte baixa da praça Docleciano Teixeira, no centro da cidade, ocasionando grandes perdas para o centro comercial, cujas lojas eram invadidas pelas águas; casas destruídas, mercadorias levadas pelas águas, isso lá pelos idos dos anos 1940.

No final da década de 1940, uma seca tremenda assolou Poções e a solução encontrada foi a evaporação das águas do velho açude. O processo de evaporação das águas não tenho como descrever pois ainda era muito jovem, talvez com quatro ou cinco anos de idade. Sei que após a evaporação, formaram-se nuvens que, juntaram-se às já existentes; posteriormente, o francês Junot, contratado pela prefeitura para realizar tal serviço, subiu no avião e bombardeou as nuvens com gelo seco. Tudo foi feito. Evaporou-se o açude, as nuvens formadas foram bombardeadas impiedosamente de avião, mas não choveu em Poções. O vento atrapalhou os planos do técnico francês que nunca mais pode voltar à cidade. Desgraçado - diziam os prejudicados - se vier aqui vai morrer - e Junot, avisado, tratou de evaporar-se, também. Eis que, a chuva caiu próximo à divisa de Poções com Tanhaçu; esse fato aborreceu muito a população.

O novo açude

Com nova localização, no final da rua São José, foi construído um novo açude, bem maior que o anterior, aproveitando-se o rio São José. Infelizmente, a incúria da população e dos maus políticos está matando o rio, completamente açoreado e com suas matas ciliares destruídas, transformadas em carvão.

Houve uma noite, no início dos anos 50 que o novo açude rompeu parte de sua estrutura de barro e ameaçou inundar a cidade. Nesta ocasião eu estava com meu pai e alguns irmãos, e fomos acordados com gritos da população de que o açude estaria quebrando. Saímos correndo, carregando o que nos era possível e fomos para a praça da Bandeira, parte alta da cidade, onde morava a tia Ida. Logo ao amanhecer fomos todos ver o açude, onde algumas máquinas pesadas trabalhavam para ampliar o ladrão da barragem. O nível da água baixou e a parede de barro foi restaurada, para sossego das famílias.

Em 1980 houve outra enchente em Poções e as águas chegaram a inundar a praça Góes Calmon, chegando à praça Deocleciano Teixeira, atual Raimundo Magalhães, causando muitos prejuízos à população, tendo o prefeito Octávio Curvelo decretado estado de calamidade pública. Várias casas desabaram e houve muita gente desabrigada. Esta foi a última enchente do rio São José de que temos notícia.

O rio São José está morrendo. O açude está sujo, as águas poluídas pelos esgotos que o contaminam diariamente, por total indiferença do poder público municipal. Local aprazível, que já foi motivo de orgulho para o poçoense, hoje degradado e abandonado. Os vereadores não estão nem aí para esse estado de coisas. Não há um movimento em prol da revitalização do rio ou do açude... Falta de lideranças que tenham sensibilidade e pensem no futuro.

A degradação do açude, entretanto, deu-se com o passar dos anos. A água que abastecia a população de classe média e classe média alta ficou imprestável para o consumo, já que os esgotos da cidade despejam ali os seus detritos; a população passou a servir-se de água do rio das Mulheres, na Cachoeirinha, a cerca de três Km. da sede; jumentos e carros-de-boi subiam a atual rua da Itália, passavam pelo casarão de Argemiro Pinheiro e iam até a Cachoeirinha carregando água em carotes (barris) de madeira. Cada família tinha seu "aguadeiro" que fazia várias viagens à Cachoeirinha em busca do precioso líquido. Com a construção da barragem de Morrinhos pelo DNOCS e a instalação da adutora, a cidade passou a ter água encanada, a partir do final da década dos anos 1950, chegando à plenitude do abastecimento nos anos 1960.

Em lugar das águas correntes do rio São José, que nasce em Duas Vendas, no município de Poções, há cerca de 20 Kms. da sede, a prefeitura, em convênio com o governo federal vem construindo um grande canal de esgotos que atravessa toda a cidade e vai desaguar numa estação de tratamento na margem esquerda da BA-262, rodovia Poções - Nova Canaã.

O século XXI será marcado de luta pela água em todo o planeta. Substituir um rio de águas correntes por esgotos foi a opção encontrada pelos nossos prefeitos, nas últimas décadas do século XX, culminando com a política nefasta de transformar o rio São José num grande canal de esgotos, processo iniciado na gestão Antonio Mascarenhas que tem continuidade na atual administração numa ação própria de quem desconhece o valor da água.

É certo que o açude da rua São José está salinizado. Mas o rio é de água doce, com pequenas barragens construídas ao longo do seu curso, beneficiando inúmeras propriedades rurais. Por que não, um projeto de revitalização, ao invés dos crimes ambientais cometidos ao longo dos anos que acabarão por destruí-lo?

* Ricardo De Benedictis é jornalista, compositor, poeta e escritor, fundador da Academia Conquistense de Letras, da Academia Serrana de Letras – ambas em Conquista - e da APOLO – Academia Poçoense de Letras e Artes.

História - ORIGENS

Poções emancipou-se de Vitória da Conquista pela Resolução Provincial de 26 de junho de 1880. Suas origens datam de 1732, quando o povoamento das cabeceiras do rio de Contas e a Coroa, dadas as exigências da mineração, incentivaram a exploração das regiões circunvizinhas.

Surge, a primeira Bandeira, chefiada pelo coronel André da Rocha Pinto que, sentindo a necessidade de penetração em vários pontos, se dividiu em outras, cada qual tomando rumo diverso pelo rio de Contas até o rio Verde e cabeceira do rio São Mateus.

Esta Bandeira desceu o rio de Contas até perto da sua foz, afim de explorar a mata do seu vale. A canoa que os conduzia naufragou, mas salvaram-se os seus ocupantes numa ilha, de onde foram levados por jesuítas que tinham uma fazenda nos arredores de Porto Seguro.

Alguns anos depois, o Cel. André da Rocha Pinto incendiou o cartório da então Vila do Príncipe — atual Caetité — incorrendo, assim, nas iras do vice-rei, que ordenou que lhe levassem a cabeça.

Temeroso e revoltado, o cel. André da Rocha Pinto reuniu uma Bandeira de duzentos homens e veio homiziar-se no lugar denominado Passagem da Conquista, nas proximidades da atual sede do município de Poções.

A esta época, toda a região, incluindo Vitória da Conquista, pertenciam à Vila do Príncipe, que posteriormente recebeu o topônimo de Caetité

Em 1782, governava a capitania da Bahia D. Afonso Miguel Gonçalves, Marquês de Valença, quando o sertanista João Gonçalves da Costa chegou à região e aos campos da Conquista combatendo contra os índios imborés, mongoiós, botocudos e pataxós que a habitavam.

João Gonçalves da Costa, veio com ordens expressas da Coroa para abrir uma estrada ligando as Minas de Rio de Contas - atual cidade de Rio de Contas, ao litoral.

O sertanista fundou a povoação, depois de ter aberto uma estrada entre Ilhéus e esta região, tão cheia de feras que, num só mês, segundo documentos, sua bandeira matou 24 onças.

Ao fazer esta incursão, sob ordens e financiamento da Coroa Portuguesa, João Gonçalves da Costa encontrou em Poções três habitantes irmãos.

Para garantir seus domínios, deixou no local o seu filho bastardo sargento-mor Raimundo Gonçalves da Costa, que escolheu para sede do seu vasto território, o hoje arraial de Santo Antônio de Morrinhos.

A povoação que viria a sediar o município de Poções, foi fundada por Timóteo Gonçalves da Costa e seus filhos Bernardo e Roberto Gonçalves da Costa, após a conquista dos índios residentes no local pelo capitão-mor João Gonçalves da Costa que doou um lote de terreno, especialmente para a construção de uma capela sob a invocação do Divino Espírito Santo.

A capela ao Divino Espírito Santo teve suas obras iniciadas a 3 de agosto de 1830, continuadas em 1842 pelo capitão-mor João Dias de Miranda e terminadas pelo capitão Antônio Coelho Sampaio.

A freguesia foi criada com a denominação de Divino Espírito Santo, conforme Lei Provincial nº 1.848, em 16 de setembro de 1878, sendo seu primeiro Vigário o padre Luís da França dos Santos.

Dois anos depois, a Lei Provincial nº 1.986 de 26 do junho de 1880, criou o município de Poções com sede no arraial do mesmo nome, com território desmembrado de Vitória, atual Vitória da Conquista.

Verificou-se a instalação do novo município em 25 de abril de 1883.

Em 1903, a sede municipal foi transferida para Boa Nova, anexando o município a Boa Nova. A Lei Estadual de 20.05.1918 retornava a sede que retomava a denominação anterior. Finalmente, a Lei Estadual, de 21.07.1922 desmembrava o território de Poções de Boa Nova, restaurando o município, com a denominação de Poções.

A COLÔNIA ITALIANA

Ao longo dos séculos XIX e XX, imigrantes italianos vieram para Poções e ali se instalaram. Alguns já chegaram casados e com filhos. A maioria era de solteiros que ali casaram, alguns dos quais, com brasileiros, o que veio trazer grandes benefícios para a comunidade, facilitando a aculturação dos colonos e a assimilação da cultura européia pelos poçoenses, integração que traria bons frutos para a comunidade.

Quando o presidente Getúlio Vargas resolveu que o Brasil entraria na 2ª Guerra Mundial, declarando guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão, em todo o país, os italianos foram perseguidos por vândalos e desocupados, verificando-se fatos desagradáveis também em Poções, apesar da índole pacífica e hospitaleira da população.

Alguns italianos tiveram que viajar para suas fazendas, enquanto outros não arredaram o pé. Na verdade, chefes de família, com filhos brasileiros, alguns com esposas brasileiras, os italianos não viam porque as tentativas de saques e atos de vandalismo. Com o tempo as coisas foram-se acomodando e tudo terminou bem, sem o registro de incidentes fatais.

É importante registrar que homens e mulheres de bem da comunidade poçoense colocaram-se à favor dos italianos, neste momento difícil vivido pelos membros da colônia, bem como as autoridades constituídas, procurando minimizar a ação dos maus elementos. Após a crise, a convivência entre italianos e brasileiros tornou-se ainda mais próxima. Fora esse período complicado da 2ª Guerra Mundial, nunca houve explícita discriminação aos italianos por parte da população.

FAMÍLIAS DE TRECCHINA

Entre os italianos que deixaram marcas da sua passagem por Poções, sem que esta lista seja definitiva, graças ao grande número de famílias que adotaram Poções como a extensão da sua Itália, podemos anotar aqueles que vieram de Trecchina - Potenza. Michele, Rafaelle e Giusepe Schettini, Ernesto, Rosina, Michele, Trieste, Ida e Massimo Antonio De Benedictis (posteriormente veio Emilia Torregrossa, mãe de Antonio, Ernesto e Angela), Bras Labanca, Afonso e Giovanni Liguori, Carlos Assierno, Francesco Pecce, Michele Vitta, Angelo Loggeto, Giusepe Limonge, Giusepe di Napoli, Pascoal e Marianina Chiapetta, Pascoal, Giusepe e Vincenzo Palladino, além das famílias Leto, d´Emidio, d´Antoni, Tomazzi, Scaldaferri. De Mormano vieram Vincenzo Sarno, no final do século XIX, posteriormente Corinto, Valentim, Camilo, Luíggi, Vincenzo e Emilio Sarno, (este último com os filhos Fidelis Mario, Vincenzo e Maria Teresa Sarno), Américo Libonati, Ana e Amadeo Sangiovanni, Giusepe, Rosina, Ana, Giusephina e Angelina Grizzi, entre outras. Bom lembrar que os nomes aqui registrados não se encontram na ordem cronológica de sua imigração, podendo haver diferenças de anos entre tais famílias na sua chegada a Poções.

Comerciantes em ramos variados, industriais, agricultores, pecuaristas, na realidade, os italianos contribuíram e muito para que Poções brilhasse no cenário estadual e nacional com a promoção de muitos dos seus filhos ilustres, em diversos setores da atividade humana, principalmente nas artes. A quase totalidade dos italianos aqui citados já passaram a outra dimensão. Seus filhos, netos, bisnetos e tetranetos, espalharam-se muito, tendo em vista a necessidade de buscarem o conhecimento. Vale lembrar que no início dos anos 1950, Poções não dispunha de cursos de ginásio. O Segundo grau só foi implantado, na década de 70. Isso fazia com que os pais mantivessem seus filhos em colégios com internato, nas cidades de Jequié, Salvador, Jaguaquara e até no Rio de Janeiro e em Teófilo Otoni - MG.

CENTENÁRIO

Poções comemorou seu Centenário em 1980, no dia 26 de junho, em grande festa, com a presença do Governador do Estado e autoridades ligadas à vida do município.

As comemorações do centenário da Festa do Divino Espírito Santo aconteceram com missas solenes e novenas, registrando-se as presenças do Arcebispo Primaz do Brasil - Cardeal Avelar Brandão Vilela (irmão do então senador alagoano Teotônio Vilela), do Bispo Diocesano de Vitória da Conquista - D. Climério que, com o Monsenhor Honorato Nascimento, vigário da Paróquia de Poções participaram do grande evento.

O Município de Poções teve seu topônimo escolhido em função de inúmeros poços ou pequenas lagoas que formavam o território onde o primeiro povoamento foi erigido.

Seu topônimo foi mudado para Djalma Dutra em 1946, mas um forte clamor das autoridades da época e da população, sensibilizou o governo Octavio Mangabeira, que fez a denominação original retornar em 1947, mantendo-se intocável até os dias atuais.

PERSONALIDADES

Entre outras personalidades importantes, figuram: Intendente Raimundo Pereira de Magalhães, Intendente Maneca Moreira, (Manoel Emiliano Moreira), Júlio da Rocha e Silva, Tabelião de Notas Saturnino Luis de Macedo, prefeito Francisco Peixoto Júnior, Octavio Moreira, Professora Nadir Chagas De Benedictis, a primeira mestra formada a lecionar no município, Professoras Alzira Brázida Santa Rita, Gesilda Oliveira, Jacy Dourado Rocha, Iraci Oliveira, Bohêmia Marinho, prefeito Fernando Antonio Costa, prefeito Alcides da Silva Fagundes, prefeito Aloísio Euthalio da Rocha, prefeito Olímpio Lacerda Rolim, prefeito Aníbal Gonçalves de Carvalho, prefeito Pedro Alves Cunha, prefeito Arnulfo Ramos Silva, prefeito Octavio José Curvelo, prefeito Eurípedes Rocha Lima, prefeito Antonio Mascarenhas, prefeito João Bosco Godeiro de Freitas, prefeito Almino Alves Viana, médicos Ary Alves Dias, Nestor Guimarães, jornalista Euricles Macedo, Juizes de Direito Eurico Alves Boaventura, Jofre Valmório de Lacerda, Wilson Picchani, Ismael Archanjo dos Reis, Nivaldo Wanderley de Omena, empresários Júlio Belens, Otávio Rolim, Juvêncio Lago Silva, Pedro França, Argemiro Pinheiro, João de Deus Victoria, advogado Agripino Borges, advogado Juvenal de Oliveira, Promotor Fernando Wellington Marques Teixeira, João e Cícero Gusmão, Jorge Bahia, veterinário Milton Pinho, empresário e escritor Nelson Araujo, ambientalista e produtor rural Adoniran Andrade Cunha, advogados João Caetano Magalhães, Ruy Alberto Assis Espinheira, Ernesto De Benedictis e Carlos Napoli.

Os italianos e descendentes, Vicente, Corinto, Valentim, Camilo, Luís e Emílio Sarno. Massimo, Miguel e Ernesto De Benedictis, Braz Labanca, Afonso e João Liguori, Carlos Assierno, Angelo Loggeto. Foram estes e outros homens e mulheres, de grande envergadura moral, que contribuíram para o desenvolvimento sócio-cultural-educacional e econômico de Poções.

Vários professores faziam inspeção das escolas estaduais primárias; entre eles, Leopércio da França Ribeiro e Irineu Santos, este último - pai do grande geógrafo e cientista, recentemente falecido, Milton Santos - que foi Diretor da Imprensa Oficial da Bahia, no governo Juracy Magalhães, de 1958 a 1962. Durante o golpe militar foi considerado comunista, tendo sido preso e, posteriormente, exilado na França, onde seu filho Nailton Santos (irmão de Milton Santos) era lente da Universidade de Sorbone.

FAMÍLIAS LOCAIS

Entre as famílias mais tradicionais, encontramos os descendentes diretos e indiretos dos fundadores de Poções nas famílias Gonçalves da Costa, Gonçalves, Costa, Gonçalves Campos, Gonçalves, Ferreira Campos, Ferreira, Rocha Pinto, Rocha, Dias, Miranda, Coelho, Sampaio, destacando-se ainda as famílias Lago, Pereira de Magalhães, Tavares, Macedo, Fagundes, Silva, Marques, Moreira, Rolim, Amaral, Pithon, Monteiro Costa, Luz, Monteiro, Guimarães, Curvelo, Pereira, Alves, Porto Alves, Porto, Duarte, Meira, Farias, Matos, Freire, Chequer, Lopes, Andrade, Soares, Cardoso, Carvalho, Chaves, Cordeiro, Trindade, Almeida, Pinheiro, Ferraz, Lemos, Amorim, Azevedo, Borges, Borba, Barbosa, Barreto, Freitas, Martins, Mascarenhas, Maia, Morais, Novais, Nascimento, Barros, Bastos, Gusmão, Gomes, Cunha, Dias, Souza, Santos, Lima, Ribeiro, Sales, Sena, Neves, Nunes, Queiroz, Reis, Rodrigues, Sá, Teixeira, Vaz, Vieira, entre outras.

1. Data da Emancipação Política: 26 de junho de 1.880

2. Localização e situação: Planalto da Conquista, Sudoeste do Estado da Bahia. As margens da Rio/Bahia — BR 116, entre Jcquié e Vitória da Conquista.

3. Clima: Semi-árido

4. Altitude: 760 metros do nivei do mar

5. Limites: Norte:Boa Nova: Sul:Planalto e Nova Canaâ Leste: Iguai e Nova Canaã; Oeste:Bom Jesus da Serra.

6. Vegetação: Caatinga/sertão -70 % Mata - 30%.

7. População: 45.200 Habitantes — dados IBGE - 2001. Atualmente ultrapassa 50.000 habitantes, em fúnção da população flutuante.

8. Eleitorado atual: 32.004 eleitores. Dados fornecidos pelo Cartório Eleitoral em agosto de 2002.

9. Extensão territorial: 966 Km 2 . Dados fornecidos pelo IBGE — 2002

10. Relevo: Acidentado, com presença de serra, com bacia hidrográfica do Rio de contas.

11. Telefonia: Acima de 2000 terminais comuns. Ultrapassando 1500 telefones celulares / Maxitel./ Telebahia./Claro/ Tim e outras

12. Ligações de Energia Elétrica: 14.006 casas.

13. Ligações de água: 13.666 casas.

14. Nº de domicílios: 14.501.

15. Câmara de Vereadores. 09(nove) vereadores.

16. Atual Prefeito: Almino Alves Viana.

17 - Vice-Prefeita Henriqueta Brandão

AGRO - PECUÁRIA - CAFÉ, GADO E HORTICULTURA

A economia de Poções é muito diversificada. Tradicional produtor de café e gado bovino, o município produz hortifrutigranjeiros, em especial o tomate e o pimentão, em propriedades agrícolas ribeirinhas, através sistema de irrigação. A criação de suínos, caprinos e ovinos complementa a atividade no campo.

O Município de Poções ocupa o 1º lugar na Bahia como produtor de fava e 4º maior produtor de tomate, com produção expressiva de mandioca. Além dos já citados, seus principais produtos são: Feijão, banana, milho, aipim e mamona. Na pecuária, destaca-se o rebanho eqüino. Conforme registro da JUCEB - Junta Comercial do Estado da Bahia, 64 indústrias funcionam no município que ocupa o 80º lugar do Estado da Bahia e 972 estabelecimentos comerciais, ocupando a 46ª posição dentre os municípios baianos. O parque hoteleiro registra 46 leitos, enquanto o consumo elétrico residencial (Kwh/hab.) é de 124,86 - 33º no ranking estadual

Seu comércio é forte e abastece várias cidades da região. Dispõe de Agência do INSS, um hospital, clínicas e postos médicos, laboratórios de análises clínicas, uma boa rede de farmácias, supermercados, casas de materiais de construção, tecidos, ferragens, confecções, entre outras atividades.

A cidade conta com agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BRADESCO que lhe dão suporte financeiro

Na sede municipal funciona uma agência dos Correios e Telégrafos, além dos serviços de telefonia DDD e DDI, fixo e móvel sob o código 0XX77, a cargo da TELEMAR e da TELEBAHIA CELULAR.

Duas emissoras de rádio funcionam na sede municipal.

ENDEREÇO

A Prefeitura Municipal de Poções pode ser diretamente contatada pelos telefones: (0XX77) 431-1321 e o seu endereço é: Praça da Bandeira, nº 2 - Poções - Bahia - CEP: 45.260-000

MINERAIS

No setor mineral, teve durante muito tempo suas reservas de amianto exploradas no então distrito de Bom Jesus da Serra pela companhia Sociedade Anônima Mineração Amianto; esta atividade foi paralisada em decorrência da transferência da SAMA para Goiás no início da década de 60, fator que trouxe longo período de estagnação para a sua economia que, aos poucos, foi se recuperando.

Antigo Mercado Municipal_1993

Além do amianto, o município guarda jazidas de ferro de excelente teor, jazidas de granito, cristal de rocha, mica, ferro e grafite e de outros minerais importantes, ainda não explorados ou explorados por via rudimentar.

Sua flora foi bastante explorada, rica em plantas medicinais e madeiras de lei. Sua fauna, apesar do desmatamento de séculos, guarda ainda muitos animais silvestres, a exemplo de tatus, capivaras, onças, veados, pacas, preás, teiús, cobras e muitas aves.

BIOGRAFIA:

Almino Alves Viana, conhecido por “Dr. Almino” nasceu no município de Solânea, estado da Paraíba, no dia 29 de julho de 1952. Filho do Sr. Petronilo Viana de Meio (falecido) e da St Adélia Araújo de Meio (falecida).

Estudou e concluiu o 2º grau no Colégio Estadual de Bananeiras - Paraíba. Formado em Medicina Veterinária, pela universidade Federal Rural de Pernambuco em 1976, iniciou sua vida profissional trabalhando com Defesa Sanitária Animal, em janeiro de 1977, no antigo GERFAB, na região de Itapetinga - Bahia. Logo em seguida, foi designado para assumir a chefia do Escritório em Cândido SaIes e no mesmo ano de 77, foi transferido por necessidade de serviço para Poções onde assumiu a chefia do escritório do GERFAB c depois do IBB local até 1993. Neste mesmo ano assumiu a Gerência da EDBA, até ingressar na política, atendendo chamado de Tonhe Gordo, para compor sua chapa. De 1997 a 2000, desempenhou a função de vice-prefeito, voltado com exclusividade para o associativismo.

Mais uma vez, atendendo chamado de seu grande amigo “Tonhe Gordo” e apoiado integralmente por seus lideres partidários, participou novamente da chapa e como todos esperavam, com uma vitóna expressiva, esmagadora. infelizmente, aconteceu o inesperado e que só Deus tem explicações. Por força dessa circunstância trágica, tendo em vista o desaparecimento do prefeito, a Chefia do Governo Municipal, reelegendo-se em 2004.

A primeira dama do municipio, Maria de Fátima Dantas Viana, é licenciada em quimica, pela universidade Regional de Campina Grande — Paraíba, exerce a função de Secretária de Ação Social no município. A família de Almino é constituída por três filhos, sendo Arianne (estudante de Engenharia de Alimentos em Itapetinga/BA), Almino e Arielle (estudantes do 2º e 1º graus, respectivamente), na cidade de Vitória da Conquista.

Sucedido por Luciano Mascarenhas até esta data no poder municipal.

BIBLIOGRAFIA

Cartilha Histórica de Vitória da Conquista - Anibal Lopes Viana

IBGE - Vários compêndios estatísticos

História de Vitória da Conquista - Mozart Tanajura

Pesquisa de documentos no Instituto Histórico da Bahia

Pesquisas em inúmeros jornais de Poções e da região

Anotações pessoais do autor

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 29/04/2006
Reeditado em 12/03/2024
Código do texto: T147173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.