MÁQUINA E HOMEM

O computador é a principal ferramenta da chamada Nova Divisão Internacional do Trabalho. A partir da invenção da internet, os países começaram a se integrar mais, o que ajudou para formar um mundo onde há interdependência entre os povos.

A Rede Mundial de Computadores chegou, e veio junto com ela uma necessidade de mão-de-obra qualificad. Com isso, os servidores públicos, por exemplo, tiveram que abandonar as pilhas de papéis e se adaptar ao uso do computador. Isso foi favorável, pois serviços que demoravam dias para serem feitos, agora são concluídos apertando simples teclas.

A informática entra sem pedir licença em qualquer lugar onde ela tem capacidade de se desenvolver. Isso faz gerar pessoas que acham os computadores um grande mal, pois substitue os trabalhadores veteranos pelos mais qualificados tecnologicamente. Mas esse é o preço da modernização, quem não acompanhá-la ficará para trás.

No entanto, a internet é mais usada, muitas vezes de forma errada, como meio de comunicação. Existem muitos recursos para uma pessoa se relacionar com outra que está a milhares de quilômetros de distância. Infelizmente, às vezes, essa rede de contatos transforma-se em arma para cometer crimes terríveis, como a pedofilia.

Superando tudo isso, os progamas de computador, criados pelos países desenvolvidos, servem como produtos de exportação. Eles são vendidos para países que não têm condições de desenvolver seus próprios programas. Assim, de forma recíproca, uma nação depende da outra para crescer cada vez mais.

De forma geral, o computador oferece novas oportunidades de emprego que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Também garante uma boa comunicação entre as pessoas que habitam todo o planeta. Existem próis e contras no uso da era digital, assim, o homem tem que estar em harmonia com a máquina.