Vocação: A escolha certa.

A profissão a ser exercida dentro da sociedade começa a ser planejada desde a infância, quando os pais pensam sobre a escolha profissional do filho e muitas vezes decidem por profissões exercidas por eles ou somente pelo retorno financeiro que a profissão poderá trazer. Mas e a vocação?

A escolha por ser um médico, um advogado, um dentista,é importante, pois significa que a partir dela você será reconhecido. è como um clã com o seu nome e todo o significado essencial nisso implicado. Com isso, podemos perguntar: Pertencer a um grupo profissional não seria também se atribuir um nome - Maria, a advogada- que o valide? Em busca de um significado atribuido socialmente ao qual ele quer ter acesso?

O homem, diz de si por si mesmo, explica Freud, através de sua relação consigo, com a vida, e através de suas escolhas. Por isso, decidir segundo influências familiares ou por pressão do mercado de trabalho é negar o próprio talento, é deixar de lado a si.

Tem-se por consequencia de uma escolha por influências externas a frustação de muitos profissionais. POrtanto, a escolha profissional exprimi a projeção do sujeito, revelando a própria individualidade do ser, concede a sociedade um pouco de si e fazendo isso estará vivendo, verdadeiramente, com sucesso.