UM FATO MARCANTE

Vários foram os acontecimentos que marcaram a minha vida. Enumerá-los ou descrevê-los seria uma tarefa extensa. Todavia, um desses fatos foi relevante e não há como deixar de mencioná-lo.

Senti uma alegria incomensurável, quando o Flamengo sagrou-se Campeão Mundial Interclubes, no dia 12 de dezembro de 1981, em Tóquio, no País do Sol-nascente. Foi aí neste dia que o mundo se rendeu aos pés daquele time que se tornou o orgulho- mor da Nação, do Brasil. Foi a

supremacia rubro-negra nos gramados mundiais.

Raul, Leandro, Mozer, Marinho e Júnior. Andrade, Adílio e Zico. Tita, Nunes e Lico-Era um time iluminado! Cada um cumpria bem o seu papel e tal como uma harmoniosa orquestra, todos executavam com primor e magia, a arte futebolística nos palcos por onde atuavam...Bravo!

O público aplaudia de pé e ovacionava com fervor aquela fantástica "Orquestra Rubro-Negra." Era o maestro Zico com sua batuta de ouro, ditando o ritmo aos seus sopranos, tenores e sustenidos que executavam com perfeição cada nota da partitura futebolística. A bola obedecia e fazia ressonân- cia perante tanta magia...

Madrugada de sábado para domingo aqui no Brasil. Tarde de domingo no Japão. O Flamengo, após árduas e heroicas batalhas, havia acabado de conquistar um estado, um país e um continente. Faltavam apenas 90 minutos para a derradeira batalha que lhe outorgava a sonhada conquista do mundo; a vitória que iria consolidar de vez a expansão do Império Rubro-Negro.

Os ingleses do Liverpool, ignoraram a força, a coerência e a coesão do Flamengo e entraram no gramado do Estádio Nacional de Tóquio calçados com as sandálias prepotentes da Rainha. Pagaram caro por esse ato de arrogância: Vitória inapelável do querido Mengão.

Aos 6 minutos de jogo Zico lança Nunes que estufa as redes britânicas. Aos 20 minutos Zico novamente toca para Leandro, este cruza e Adílio faz 2x0.Aos 40 minutos, Zico recebe de Junior e toca para Nunes fuzilar impiedosamente: Flamengo 3x0.No segundo tempo, foi só administrar o placar, o Estádio ficou atônito, tal como a equipe inglesa e os milhões e milhões de flamenguistas em todo canto do mundo, inclusive, este autêntico rubro-negro que descreve este fato marcante com o exuberante show da Orquestra Rubro-Negra.

Os ferozes "hoolligans" deixaram o estádio mansos como ovelhas tosquiadas. E eu, aqui do outro lado do mundo, atingido pelo fogo da concupiscência da paixão e emoção por aquela nobre conquista, irradiava de alegria com o meu Mengão. Vestido rigorosamente à caráter com o

Manto Sagrado, foi só o juiz terminar aquele memorável jogo que saí pelas ruas gritando, soltando fogos(hoje com outra consciência não solto mais fogos) e fazendo tremular em punhos firmes a Bandeira do mais querido do Brasil: FLAMENGO!

Sempre um fato marcante em minha vida.