O mal do ressentimento

Se recebeste agressividade de alguem, namorada,professor, marido, pais, filhos, vizinhos, chefe, colegas, críticos, cachorro, do clima, do acaso enfim...

tua mágoa é justificada pela tristeza e desapontamento, é verdade, porém o lógico seria sentir apenas naquele momento.

Se contrariando a logica, ainda sentes decepção, tristeza, mágoa de outrem, então infelizmente está ressentido, alimentando-se do mal.

RE-SENTIMENTO significa sentir novamente.

Ao mantë-lo dentro de ti, estàs te acorrentando ao objeto do mal, ainda que aquela pessoa não quisesse voluntáriamente, estes efeitos negativos.

A dor do ressentido somente existe na memória do ressentido, enquanto a outra pessoa, ainda que maldosa, nao serà prejudicada, por nao ter consciencia possessiva.

Tu, no entanto, será, e muito, a ponto de atraires doenças, portanto, que tal viveres o momento presente?

Se houveram momentos de tristeza, decepçao, partida, traiçao, infortúnios, isto faz parte da vida; chore, reclame, brigue e solte o veneno no momento oportuno, no entanto, quando ele se transformar em passado, viva o momento seguinte, sem grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte.

Esqueça lamentos passados, que nao mais existem, pois so assim abriràs caminho de luz ao futuro pelo qual tanto anseias. Relembrando o saudoso William Shakespeare:

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra..."

Inês Marucci
Enviado por Inês Marucci em 11/05/2006
Código do texto: T154382