Ninho de Cobras

""Brasília é o berço do monstro da corrupção que nasceria em qualquer lugar, desde que fosse no Brasil, onde ela tem fartos alimentos... ""

(esse comentário foi colocado em uma poesia comemorativa sobre a fundação de Brasília)

Não posso deixar de lembrar, em função do comentário acima, que Brasília não é o berço da corrupção. A corrupção existe há centenas de anos. Mas, o fato de se reunir no Planalto Central a "nata" dos políticos do Brasil, com certeza aumenta a concentração de corrupção no seco e inóspito meio-ambiente local. Mas, é fato que os políticos foram eleitos em votação democrática, e aceitos como canditados pelos partidos políticos, e, acho, que representam fielmente a nossa população. A corrupção está no Congresso sim, mas a corrupção também está nos municípios, nas instituições, na sociedade e nas empresas. E que, se hoje tomamos conhecimento e nos escandalizamos com notícias de corrupção, isso representa uma grande conquista democrática da imprensa livre. Nos tempos da ditadura militar tais fatos não eram noticiados. Mas havia muita corrupção e nunca ficaremos sabendo, pois os ditadores nunca permitiriam um CPI. Então, noticiar-se, apurar-se, conhecer-se a fundo a corrupção, como estamos agora começando a conhecer, é um grande avanço. O passo seguinte é extingui-la, dentro da lei. E aí vamos ver quem é contra ou a favor de quem.