O público espectador de comédias românticas

Percebi um dia desses a massa de fãs de comédias românticas, é de chamar atenção, como não perceber? Essa massa é, sem sombra de dúvidas, a quantia que reina em relação à presença em obras expostas pelas empresas cinematográficas. E consideremos que esses fãs têm participação decisiva na aceitação dos produtos oferecidos nesse meio de comunicação e arte, pois qualquer filme que fuja do estilo cômico e romântico de ser leva um tempo considerável para cair nas graças do público espectador (que na maioria são os apreciadores das comédias românticas), até porque a princípio o tal filme tem que passar por críticos populares e conseguir a proeza de sair totalmente ileso ou completamente esculachado para ser digno da vista da grande população. Somente esses extremos atraem com maior eficiência e rapidez os olhos do público: o filme muito bom, ou o muito ruim, já aquele que é considerado intermediário fica sendo assistido por poucos, fazendo certo sucesso em surdina.

Mas enfim, não fugindo do tema e retomando ao desenrolar inicial proposto aqui, os espectadores de comédias românticas são interessantes, eles são nitidamente muitos e variados, sim variados, não pensem vocês que eles são compostos praticamente de mocinhas sensíveis, os namorados dessas moçoilas, e garotos compassivos, não mesmo!

É possível se encontrar nas poltronas de um filme desse estilo, punks, hippies, “metaleiros”, meninas histéricas, garotos grosseiros, ouvintes de Chimbinha e Joelma à Hermeto Pascoal, pais e mães,etc.

Enfim, há um número de apreciadores enrustidos e explícitos desse estilo de filme com uma variação de estilo comportamental e ornamental de se chocar e cativar a atenção.

Percebo, portanto, que o gosto nada mais é que algo vulnerável, suscetível a mudanças definitivas ou momentâneas que são decorrência de uma manifestação do estado de espírito, ou seja, um punk tendendo a hippie com umas influências de Metal, apaixonado por uma garota histérica, meio grosseiro, que escuta em segredo Calypso e Bossa Nova pode sim, num dia qualquer, por livre e espontânea vontade, ter um lapso de sensibilidade e assistir a uma comédia romântica! (Talvez até se debulhe em lágrimas e risos, é algo antagônico mas é o que acontece) Que intrigante!

Por isso, faço um desafio de leve pra você, comprove a minha tese, corra agora pro cinema mais próximo da sua casa (vamos lá!), compre um ingresso para a primeira sessão de comédia romântica e então perceba, o público é perceptivelmente bem mais interessante do que o próprio filme!

Camila Trideli
Enviado por Camila Trideli em 28/04/2009
Reeditado em 28/04/2009
Código do texto: T1564365