Tecnologia e Educação, contribuindo ou defasando?

O conceito de Internet e de sua utilização é muito amplo, mas em suma pode-se dizer que a internet, formadora dos ambientes virtuais, se trata de uma evolução humana causada propositalmente e que vem ascendendo principalmente no campo educacional. É inserido nessa interatividade que vivemos nos dias atuais, pois a cada dia temos um novo e moderno espaço de aprendizagem virtual. Dessa forma a educação nunca teve tão “prática”, não no sentido literal, mas no sentido de inclusão digital que possibilita o acesso a pesquisas educacionais de forma mais simplificada. Contudo o que se faz indispensável compreender e conseqüentemente conscientizar-se é que a internet não faz “Download” de inteligência e conhecimento, portanto, o crescimento intelectual apenas pode ser adquirido com base em esforço, interesse e dedicação.

Os ambientes virtuais vêm buscando alternativas e facilidades de formação educacional, desse modo nos tempos atuais não é necessário que professor e aluno estejam em um mesmo espaço geográfico para a aprendizagem acontecer, visto que por meio de chats, fóruns, salas de bate-papo e outros meios que a internet nos proporciona, a educação e o processo formativo de conhecimento também ocorrem e, a depender do sistema, acontece com muito êxito. Mas como saber qual o sistema mais comprometido com a aprendizagem? Essa pergunta somente pode ser respondida através do contato direto com esses sistemas educacionais, em que pode ser medido a grau de eficiência e eficácia de seus métodos na formação de conhecimentos.

O que pode ser evidente nessa educação do século XXI é que dependendo do ambiente e dos objetivos do sistema, o ensino a distancia vem provando sua eficácia, pois independentemente de ser em tempo simultâneo ou não, educador e educandos têm um contato constante que faz esse estilo de educar ser tão eficaz quanto qualquer outro. Nesses sistemas educacionais são oferecidos não somente atividades e avaliações tradicionais, mas também entretenimento, exemplo disso são os fóruns, onde encontramos por diversas vezes temas que não fogem o parâmetro da disciplina, ao contrario, traz uma metodologia mais criativa e “divertida” de conceber os conteúdos e avaliar o alunado, mostrando que participar nem sempre é aquela coisa cansativa.

Pode-se concluir que a criatividade humana evoluiu junto da tecnologia, levando a sociedade a patamares nunca pensados. Patamares estes que através do mundo virtual, faz com que a interação humana seja mais freqüente e leva-nos a uma aproximação com pessoas de todo mundo, destruindo as barreiras do conhecimento e ampliando os horizontes. Em suma, os ambientes virtuais quando usufruídos com o mesmo objetivo para que foram feitos, sempre trarão um processo educacional com integral aprendizagem, seja ela utilizada por alunos ou leigos, a informatização faz do ser humano um ser pensante, em processo e em desenvolvimento.

Alisson Vital
Enviado por Alisson Vital em 30/04/2009
Reeditado em 30/04/2009
Código do texto: T1568552
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.