Título: Contra tudo ou o nada

Tema: Por que a falta de limites preocupa tanto? Os limites são necessários?

A infância é o estágio da vida que irá formar o adulto. Período curto, mas que determina a pessoa que iremos ser. Os pais têm um importante papel na formação deste novo cidadão, para que ele viva de modo ético, tenha unidade e coerência de vida, estruturado nos limites da liberdade.

No mundo as circunstâncias apresentadas são desafiadas por aqueles que estão experimentando a vida. A família, a escola, a sociedade formam o cenário cujo interior se movem. Os pais, muitas vezes, pensam que conforto, boas escolas e presentes caros, substituem o ato de educar e, com isso, tentam substituir a ausência por concessões, deixando de estabelecer limites.

A pluralidade de comportamentos sociais faz com que o novo agente se sinta confuso no cumprimento de deveres e passe a desafiar seus limites. Temos, com isso, os pequenos ditadores, a rebeldia dos adolescentes, como se buscassem uma direção “tateando” com os erros e acertos.

O problema não está na liberdade, pois esta é inerente ao ser humano, através do livre arbítrio. Esta liberdade, porém, não se encontra na ilusão do tudo posso nem no conformismo do nada posso. O que falta é espelho na construção da própria imagem. Para Sartre, “não é saber o que fizeram de nós e sim o que fazemos com o que quiseram fazer conosco”. A partir disso, criar a própria identidade.