O 'ser' poeta

Saber expressar os sentimentos através da escrita é um talento muito especial e que todas as pessoas adorariam possuir. Mas, felizmente ou infelizmente, são pouquíssimos os que conseguem dominá-lo, e um seleto grupo desses portadores de 'mãos mágicas' merece um destaque especial: os poetas. Ninguém sabe usar as palavras como eles e ninguém nos emociona como eles.

Ser poeta é ter uma missão. Ser poeta é relatar os bons e os maus aspectos da sociedade, é apontar todas as facetas de um povo miserável, sem compaixão e sem amor à própria vida... mas, acima de tudo, ser poeta é tentar transmitir em palavras tudo o que o amor é capaz de fazer e tudo o que uma pessoa que ama, faz. Em outras palavras, ser poeta é ser um super homem; é ser dinâmico!

Ser poeta, muitas vezes, é cavalgar solitário pelas estradas empoeiradas desta vida, muitas vezes sendo até criticado ou vendo todo seu trabalho sendo vaiado e exposto ao ridículo. Ser poeta não é apoiar ou defender algum movimento anarquista, nem de cunho homossexual. O poeta, independente de sua opção sexual, ou visão política, tem uma importante função na sociedade: a de deixar registrado em papel todas as emoções mais profundas e involuntárias do ser humano, que ele só consegue a partir de uma minuciosa pesquisa do interior de sua própria alma.

O poeta não faz distinção de classes sociais. Todos para ele são iguais, desde que tenham amor em seus corações. Essa, aliás, é a única linha de separação para ele: os que amam, e os que não sabem amar. o poeta não vive "amores de carnaval", ama uma única vez, e essa amada torna-se sua musa inspiradora pelo resto de sua vida! Vida essa marcada pela incessante vontade de que as diferenças sociais e raciais sejam banidas de todos os corações!

Ser poeta não é como ser um jornalista ou um escritor de best-sellers. O poeta nunca sabe se os seus escritos serão lidos e que interpretação será dada a eles, já que trabalha muito com a linguagem figurada. Enfim, vive numa eterna incerteza quanto ao dia de amanhã... mas, ele sabe que o ontem é passado, o hoje é uma dádiva e o futuro deve ser planejado, para não se improvisar a vida real.

O poeta nunca descansa, pelo contrário, está sempre pensando em como os seus escritos poderão ajudar na construção de um mundo melhor e com pessoas mais civilizadas. O poeta não se cansa de dizer que é vivendo, escrevendo, lendo e aprendendo que nos tornaremos homens e mulheres de bem. O poeta tenta nunca discutir, prefere argumentar sobre a possibilidade de se haverem novos e melhores caminhos.

O poeta é, sim, uma pessoa normal. Não nasceu diferente ou com qualidades típicas de poeta. Não se nasce poeta; a pessoa torna-se poeta a partir do momento em que decide observar tudo ao seu redor e analisar, comparar com as suas idéias já formadas, estabelecendo assim, novas linhas de pensamento. O poeta só é diferente em um aspecto: possui olhos que sabem ver, ouvidos que podem ouvir, um coração que consegue amar e uma mente que sabe e pode pensar!

Possui uma única arma - a caneta -, que no entanto, se usada com sabedoria, torna-se mais poderosa que a espada, os aviões e os tanques de guerra! É um pensador... um admirador das qualidades humanas. Alguém que sabe explorar o íntimo de uma pessoa.O poeta não é uma pessoa comum, mas também não é uma pessoa especial.

Ser poeta é ter uma visão diferente da vida.

Ser poeta é ser gente!

jony marcos martins, 05/09/2002

Jony Marcos Martins
Enviado por Jony Marcos Martins em 07/05/2009
Reeditado em 11/11/2009
Código do texto: T1581820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.