Os homens escrevem a sua própria história, porém, não estão livres da forte influência do passado.

A vida humana é repleta de vestígios deixados pelo passado. Os atos cometidos, as histórias vividas, os caminhos trilhados recebem uma forte influência de fatores antigos. Tais fatores ditam as regras e traçam o destino das pessoas.

É evidente que os homens têm uma certa autonomia para escrever suas histórias de vida, porém, é imposta uma grande submissão aos aspectos e condições do meio em que vivem ou donde vieram. As atividades exercidas são direcionadas a partir das características adquiridas ao longo da existência.

A posição social, as relações públicas, os hábitos familiares, os costumes da sociedade e, principalmente, a base educacional, constituem aspectos fundamentais para a formação do caráter de um homem. Logo, contribuem também para a concretização de sua própria história.

As circunstâncias oriundas do passado são ainda mais propagadas pela lembrança dos ancestrais, que continuam presentes por anos, décadas, séculos e, em não poucas vezes, eternamente. Anexos a essas lembranças, são trazidos inúmeros ideais, os quais acabam impulsionando as decisões dos indivíduos.

Em suma, a vida é consequência de vários aspectos, atribuídos ao decorrer de uma longa trajetória. O homem é um ser inteligente, capaz de adaptar o meio às suas necessidades, modelando a vida de acordo com suas características mais enfáticas.

Manuella Moraes
Enviado por Manuella Moraes em 02/06/2006
Reeditado em 08/08/2013
Código do texto: T167738
Classificação de conteúdo: seguro