A tecnologia pode ser considerada uma "faca de dois gumes"?

A tecnologia vem alcançando um incrível índice de expansão. Em todos os ramos da sociedade, demonstra uma grande participação, impondo uma intensa influência sobre a vida das pessoas. Seus benefícios são cada vez mais divulgados, aumentando o interesse da sociedade pela oportunidade de desfrutá-los. A partir do desenvolvimento tecnológico, a rotina mundial mudou o ritmo, tudo passou a caminhar de uma forma diferente, as coisas passaram a acontecer de uma maneira mais acessível.

O ponto positivo da tecnologia está em todas facilidades oferecidas pelo seu uso. Os meios de comunicação, os sistemas empresariais, vários instrumentos de trabalho, passaram por um intenso processo de desenvolvimento. Tais mudanças trazem uma série de melhorias aos cidadãos, tornando suas vidas bem mais simples, facilitando a administração de seus atos. A tecnologia invadiu todos os aspectos mundiais, assumiu o controle dos setores econômico, político e industrial.

Em contrapartida, a tecnologia acaba limitando as pessoas a agirem sob o conforto de suas facilidades, impedindo, em algumas situações, que as pessoas usem o raciocínio e que tomem suas próprias decisões. O que ocasiona uma absurda submissão. A população mundial encontra-se totalmente envolvida pelo avanço tecnológico, acarretando o esquecimento de uma série de valores e atributos conquistados pelos seres humanos. A exemplo disso, destaca-se a desvalorização da escrita, que já foi considerada uma das maiores dádivas do homem.

Portanto, apesar dos inúmeros benefícios trazidos pela tecnologia, as desvantagens estão presentes. Enfatizando a idéia de que, além dos pontos positivos, existem os negativos, que podem trazer conseqüências irreversíveis. É preciso saber conviver com esses dois aspectos, tomando os devidos cuidados para evitar que os prejuízos consigam ultrapassar a importância das vantagens proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico.

Manuella Moraes
Enviado por Manuella Moraes em 03/06/2006
Código do texto: T168422