** Povo Sofredor **

Para a evolução da nossa economia e crescimento da riqueza de muitos senhores brancos, o s africanos, sofreram grandes crueldades, pois para eles devido sua cor a vida desse povo não apresentava nenhum valor.

Mostrando ao ser humano os maus tratos e humilhações que os povos negros passaram ao serem retirados cruelmente de suas terras natais, muitos manifestantes foram perseguidos para que se mantivessem calados. Diante todas as nações muitos brancos evoluíram, pois se achavam de suas vidas dono e senhor. Relatando a Historia do povo africano e a sua trajetória, para formar cada nação sofremos as crueldades por eles vividas.

Povo livre com direitos e deveres como todo cidadão, passou a ser pelos brancos escravizados, vendidos e tratados como animais e sem demonstrar sentimentos eram comercializados.

Para descrever e exaltar os povos africanos, mostrando seu sofrimento, surge Castro Alves que através do Poemeto épico Navio Negreiro, se manifesta em desse sofrido povo, relatando toda sua trajetória e historia através da poesia. Escrito em 18 de abril de 1868, por Castro Alves marcado por imagens grandiosas e sua eloqüência conhecemos essa dura realidade., pois só se tornou público em 7 de setembro, quando foi declamado durante a comemoração da Independência do Brasil, no auditório da Faculdade de Direito do Largo de são Francisco em São Paulo.