O papel do professor em sala de aula.

Competir com os meios de comunicação que diariamente trazem novidades às crianças, não é tarefa das mais fáceis. Estamos constantemente desconstruindo as verdades absolutas que são despejadas por esses veículos em nossos lares e ainda assim conseguimos fazer com que a criança venha diariamente para a escola e sente-se em uma cadeira que não é das mais confortáveis e submeta-se às orientações de um professor que disponibiliza basicamente de quadro e giz para fazê-lo apreender os conteúdos que lhe serão úteis na formação do cidadão crítico que se pretende formar.

Não bastasse os entraves da mídia, nos deparamos constantemente com àqueles pais que acham que educar é dever da escola e acabam criando filhos sem limites que chegam na escola achando que podem tudo e quando percebem que escola é lugar de adquiri conhecimento, tornan-se crianças agressivas, com alto déficit de aprendizagem. Temos ainda os casos de crianças que sofrem abusos sexuais, crianças que são agredidas em seus próprios lares, crianças que são dependentes químicos e que veêm ainda na escola um refúgio, um lugar onde ao menos no momento em que estão ali conseguem se sentir gente.

Tendo em vista os aspectos abordados, converto em pergunta o tema desta redação: Qual é o papel do professor em sala de aula?

Seria mediar os conteúdos para que o aluno apreenda?

Seria "conhecer os elementos que estão envolvidos no processo de ensino, para que possa direcionar sua ação de forma mais coerente"?

Seria assumir o papel da família educando com amor e carinho?

Seria assumir o papel do psicólogo entendendo os traumas e medos?

A bem da verdade eu já não sei mais qual é o papel do professor em sala de aula.

E você, que lê este texto agora, saberia me dizer?

Trovoada
Enviado por Trovoada em 12/07/2009
Código do texto: T1696019
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.