Geração Conflito

Muito se tem discutido sobre a geração de crianças que estamos formando: sem limites, mal educadas e impetuosas. Também é notória a falta de programas educativos na TV Brasileira. Sendo assim, que relação teria a falta de tele programas educacionais com a formação de crianças? Seria a TV mais um meio de concepção do caráter?

Recentemente foi realizada uma pesquisa pelo Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, declarando que é perigoso expor crianças em idade pré-escolar à TV, principalmente se esta TV for disposta no quarto da(s) criança (s). Apesar de a pesquisa ter sido complexa, o motivo é simples: A TV - sendo o principal e mais eficaz meio de comunicação - atinge as crianças com informações que elas não deveriam, a princípio, receber. Informações que são categóricas na formação da personalidade de cada uma, como cenas de violência e de sexo que, infelizmente, são enfadonhos na telinha.

A contra-resposta é imediata - cresce o número de crianças que sofrem do mal “criança-rei”. Este mal é conhecido por muitas famílias das mais variadas bases sócio-econômicas. A criança-rei é aquela que não sabe distinguir vontades de necessidades e acaba exigindo, com uma pseudo-autoridade, as suas vontades como se fossem necessidades para sua sobrevivência. Geralmente esse tipo de criança tem gênio forte, que já é uma característica herdada da TV, por isso, acham que tudo que vêem na tela é possível para a sua realidade. Isto é um problema, pois a partir do momento que os pais não lidam, de fato, com seus filhos, buscando uma solução positiva, o problema se acumula tragicamente em uma má relação pais x filhos e posteriormente, filhos x sociedade.

É necessário ter cuidado, pois o pior inimigo é aquele que mora dentro da nossa casa. Por isso, os pais têm o dever de monitorar o que os seus filhos assistem. Devem ser inteiramente austeros a essa questão, sem se descuidarem do carinho designado aos seus filhos. Além dos pais, é dever primordial do governo impulsionar programas educativos e saudáveis, assim, estaremos arquitetando uma melhor sociedade, de homens e mulheres mais inteligentes e menos alienados.

Com base nos dados e argumentos expostos, é fato que a TV é um dos principais formadores de caráter das crianças, por isso devemos todos dedicar uma atenção especial a essa causa, que sem dúvidas, trará satisfatórios resultados. Exercer controle não é fácil, mas virar as costas ao problema acaba por aumentá-lo, acumulando dificuldades educacionais para o futuro, quando se tornam ainda mais graves.

Pollyana Bastos
Enviado por Pollyana Bastos em 15/07/2009
Reeditado em 15/07/2009
Código do texto: T1700819