Como vai Educação?

Há vários anos a educação era vista de maneira diferente. Ainda hoje existe uma visão retrógrada de que educar é apenas “encher de conteúdos”. Refiro-me ao conceito deplorável de “Pedagogia Liberal”, onde o professor é o dono do saber e os conteúdos vêm adequar o indivíduo para viver em sociedade, aceitando o que lhe é imposto... E o pior, esse conceito esconde as diferenças de classe social ou quaisquer que sejam.

Mas, surgiu o conceito de “Pedagogia Progressista”, a Educação passou e continua passando por uma revolução que visa antes de tudo: EDUCAÇÃO PARA TODOS! Leva em conta as diferenças dos alunos, e vem lutando para que todos caminhem juntos.

Essa revolução educacional traz a tona diversas necessidades de nossa sociedade contemporânea. O mundo mudou a sociedade também. São crianças diferentes recebendo o mesmo tratamento, pois a educação, sem generalizar, não sofreu mudanças significativas para receber as novas crianças, desse novo mundo. Tais mudanças seriam: renovação de valores para receber uma sociedade tecnológica e cheia de diferenças.

Nessa “educação para todos”, pensa-se e muito, nos portadores de necessidades especiais. É preciso promover ambientes inclusivos de aprendizagem. Essa competência precisa ser desenvolvida e aprimorada nos educadores, não só em relação a diversidade humana, mas também em respeito as determinações estabelecidas em nossas leis acerca dos direitos reservados aos portadores de necessidades especiais.

Para que isso ocorra, precisa-se urgentemente de professores capacitados com formação docente adequada. Precisamos rever conceitos e quebrar paradigmas para atendermos as exigências que nos tem sido feitas.

Outra necessidade que precisa ser bem considerada, é que nossa sociedade tornou-se tecnológica e precisamos estar capacitados para tal situação. Está ocorrendo a introdução de recursos tecnológicos nas escolas, o que vem não para dificultar o nosso trabalho, mas sim para promover a “democratização do saber”.

Com isso, nós professores precisamos estar abertos a mudanças, e nos preparar para atender a todas essas exigências. Tanto, referente aos portadores de necessidades especiais, quanto às novas tecnologias inseridas em nosso meio, e também a tantos outros desafios que enfrentamos. Por isso vamos pensar e agir mais, sobre a nossa formação docente e sobre o cotidiano nas escolas brasileiras... Afinal, precisamos caminhar juntos!

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 17/07/2009
Reeditado em 17/07/2009
Código do texto: T1704782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.