Condomínios de Luxo: os feudos de uma nova Idade Média?

Verdadeiras fortalezas, muradas e vigiadas 24 horas por dia, com câmeras e seguranças particulares, os condomínios de luxo exercem função de coadjuvantes nesta novela, onde violência e medo disputam o papel principal. Estas muralhas do século XXI revivem a antiga Idade Média, na qual cavaleiros com armaduras travaram lutas a fim de protegerem seus feudos. Isolados do resto do mundo, os condomínios esbanjam conforto e proteção, mas permanecem inertes à realidade social urbana.

O que mais chama a atenção é a sua imponência perante a cidade, a pomto de proclamarem "independência". É uma cidade dentro de outra cidade. Essas "bolhas" são resultado de uma sociedade em processo de diferenciação de classes, e não de localização geográfica.

Dentro dessas cúpulas crescem e se desenvolvem crianças e jovens, constituindo os "filhos da bolha". Sem contato com o "mundo real", eles vivem despreocopadamente, e isto faz com que, mais tarde, manifestem desepero ao depararem-se com situações simples da cidade. Além disso, desperta o preconceito para com as pessoas pobres e humildes, atribuindo-lhes a figura de assaltantes e criminosos de alta periculosidade.

A homogeneidade dos condomínios torna todos lá dentro "iguais" e faz com que os jovens vejam tudo o que é diferentedeste universo como algo estranho e perigoso. O despreparo imossibilita-os de enfrentar questões comuns e normais da vida cotidiana. Para eles, a cidade é um espaço habitado por bandidos, assaltantes e marginais. mal sabem que estão em meio a uma salada de conturbações, onde se tornam marionetes de uma civilização preconceituosa e medieval.

Esta solução "mágica" para o problema da violência nas grandes cidades já se espalhou por todo o mundo, como alternativa de garantir a segurança dos moradoresem face das incertezas urbanas. No mais, é preciso salientar a necessidade de se cultivar uma visão realista de sociedade, na qual todos estão sujeitos a influências diversas do meio social, que afetam a vivência positiva ou negativamente. Hipotética "Idade das Trevas" esta, não pode obscurecer as luzes da razão.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 30/07/2009
Código do texto: T1727799
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.