ESPELHOS D'ÁGUA ...

Essa existência parece contraditória, havendo sempre (no ar) uma nota de antagonismo = Oposição de idéias ou sistemas (Aurélio).

Por exemplo:

Observando, no sentido literal, o pavão (ave de bela plumagem), nos vem à mente a imagem de um urubu...

Quando se faz a mesma coisa, no sentido figurado (simbólico), nos vem à mente, a idéia da vaidade humana...

Contudo, ao olhar o ser humano (podemos ser), colocados diante de um variado e variável conjunto de valores, onde a vaidade pode ser (apenas) uma gota d’água no oceano...

VAIDADE (Aurélio):

1) Qualidade do que é vão, ilusório.

2) Desejo imoderado de atrair admiração.

3) Frivolidade, futilidade, presunção.

Dependendo do ângulo através do qual, seja avaliado um texto (como este); Poderia parecer uma aula de gramática do primeiro grau, por causa da ênfase no vocabulário;

Podendo aparentar (ainda), publicidade do Dicionário Aurélio.

Nem uma coisa e nem outra:

Considerando–se que, ninguém saberia o que se passa em nossa cabeça;

Citar o sentido que o Aurélio aplica às palavras, tem sido a forma de levar alguém que faça a leitura de algum texto (nosso) a entender o sentido pretendo pelo autor - Inclusive, achamos todos os dicionários bons; Contudo, o Mini-Aurélio Século XXI, foi o distribuído pelo governo aos estudantes do primeiro grau...

Discorrer sobre a sociedade humana é algo complexo, talvez inútil; Uma vez que inúmeros autores já fizeram isso ao longo da odisséia humana na terra...

Mas, uma coisa é certa: Graças a isso, é possível entender cada coisa acontecida (que seja necessário entender) e,

Comprovar (dentro do contexto geográfico) a análise e avaliação que DEUS, como criador do ser humano, faz está perfeitamente correta e, demonstra que ELE (realmente) conhece e entende o funcionamento da mente humana.

Quando alguém fizer a análise e avaliação da alma, divorciada do fim principal do ser humano, termina agindo, reagindo e interagindo como se fosse um espelho d’água, refletindo uma imagem distorcida;

A qual, quanto mais se tenta visualizar, mais se tornará distorcida – Porque precisa ser visualizada a partir do centro... Jamais o inverso.

Conforme o Aurélio, entre os significados pra palavra espelho existe os seguintes:

1. Superfície refletora de raios luminosos (óptica).

2. Objeto que serve para refletir as imagens das pessoas e coisas.

3. Modelo, exemplo.

O problema jamais é o espelho em si;

Nem mesmo, o objeto visualizado;

Mas a forma como estamos observando e a finalidade da análise e observação.

Por isso, o ser humano poderá:

Ser bom ou não ser bom;

Ter nobreza ou não ter;

Ser polido ou não ser...

Passaríamos o restante de nossas vidas elaborando a lista de adjetivos que poderíam ser atribuídos às pessoas (ou não).

Tudo dependerá da forma como fazemos e da finalidade (nunca do ser humano em si).

Não pretendemos livrar a cara de ninguém (ou condenar);

Antes, dizer que é possível ser justo ou injusto com a mesma pessoa...

Analisar e avaliar a sociedade pós–moderna, como repleta de espelhos d’água; Passa pelo entendimento do que seja um espelho e, pela compreensão do que seja água...

Através de um ESPELHO D’ÁGUA, cada pessoa pode parecer:

Uma coisa (ou outra), dependendo da forma e da finalidade do observador ou avaliador...

Não é sem motivos que, fazendo uso de um exemplo mais conhecido de todos, a mesma mulher pode parecer (a uns) linda e maravilhosa; enquanto a outros, a megera indomável...

Certamente, exemplos não faltam de uma mesma pessoa ser boa ou ruim - maridos, filhos, mulheres, colegas de escola ou trabalho, vizinhos, etc...

Tudo depende da forma e objetivo da análise ou avaliação...

Portanto, sendo uma espécie de ESPELHO D’ÁGUA, precisamos olhar as pessoas, os lugares, a época... Com sensibilidade, com alma de artista, etc.

As relações humanas estão cheias de materialismo, edonismo e epicurismo;

E, infelizmente, há muito tempo, descartamos o sentimentalismo e emocionalismo (na medida certa), pensando que eram coisas de fracos...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/08/2009
Reeditado em 29/08/2009
Código do texto: T1780774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.