PRÉ-SAL - O QUE HÁ DE VERDADE?

PRÉ-SAL EM DISCUSSÃO NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL - SENADORES ACUSAM O GOVERNO LULA DE ENGÔDO SOBRE O ASSUNTO

Deputados e Senadores se revezaram nas Tribunas da Câmara e do Senado Federal para falar sobre o PRÉ-SAL. Senadores de todos os Partidos se pronunciaram contrários à pressa do governo em aprovar o Marco Regulatório do Pré-Sal que vai levar mais de dez anos para ter sua produção iniciada. Os Senadores foram unânimes em dizer que o governo quer fazer do Pré-Sal um palanque eleitoral para enganar os eleitores.

A PETROBRÁS vem divulgando uma propaganda na TV segundo a qual o petróleo do Pré-Sal já está sendo bombeado, o que não é verdade.

Os Senadores da oposição e alguns, da base do governo, alegam que o petróleo somente será produzido daqui a mais ou menos dez anos, uma vez que a tecnologia para a prospecção necessita de ajustes, dada a distância de 300 a 500 Kms. da Costa e cerca de 7 a 8 mil metros de profundidade. Discutem ainda a estimativa que o governo passa para a opinião pública e garantem que estas estimativas podem não se concretizar.

Na verdade, não se sabe, ao certo, qual a dimensão do petróleo em águas tãoprofundas.

Angola e golfo do México teem reservas semelhantes às do Brasil e ainda não foram exploradas, tais as dificuldades tecnológicas para que estas metas sejam alcançadas.

A PETROBRÁS detem tecnologia de ponta para águas profundas, até 4 mil metros. O Pré-Sal, tem uma camada rochosa de cerca de 2 Kms. depois dos 4 mil metros e seu bombeamento só poderá ser realizado a partir de 7 e 8 mil metros de profundidade.

Falando de custos, a exploração do Pré-Sal requer cerca de 600 bilhões de dólares para iniciar a produção. Isto equivale a quase a totalidade do Orçamento da União para 2009, cifra impossivel de se alcançar.

A captação destes recursos teria que vir por parte da iniciativa privada, uma vez que o governo e a PETROBRÁS não teem tanto dinheiro disponível!!! “Tudo isso é para montar o palanque eleitoral” - alegam os senadores.

Estes estudos da camada do pré-sal remontam a mais de 20 anos. A estimativa da reserva de 14 bilhões de barris é que é nova. E isso tem colocado em cheque as verdadeiras intenções do governo.

Quanto à nova empresa a ser criada pelo governo e o regime de Partilha, a substituir o atual regime de Concessão, encontram adversários até entre parlamentares e técnicos da base do próprio governo. O argumento mais forte é aquele que comprova o sucesso do Regime de Concessão, atualmente em vigor, em relação ao Regime de Partilha que, segundo o governo, deu certo na Noruega!!!

Ora, admitem os contrários, a Noruega é a Noruega. Lá as Leis são cumpridas à risca. Políticos desonestos são julgados e condenados com rapidez. A diferença de costumes é bem diferente dos praticados no Brasil, portanto.

Na semana passada estive conversando com um amigo, ex-gerente do Banco do Brasil, atualmente aposentado, dedicando-se ao agro-negócio, e fiquei surpreso com sua 'convicção' de que o Pré-Sal já fosse algo concreto e estivesse em plena produção. Tentei argumentar de que ainda não seria possivel a prospecção e ele escarneceu da minha falta de informação. Aí comecei a ficar preocupado com a desinformação que assalta o país. Se esse amigo, com quem discuto vários problemas nacionais, 'tem certeza de que o que não existe, existe', imagino o que passa pela cabeça da maioria dos brasileiros, diariamente recebendo notícias via TV e Rádio de algo absolutamente fantasioso, criado para dar IBOPE ao governo.

Chego a concluir, com pesar, que vivemos em plena ditadura nazista, quando a MENTIRA REPETIDA TORNA-SE VERDADE ATÉ PARA AQUELES QUE MENTEM! Esta era a máxima de Gobbells, artífice da propaganda nazista de Adolf Hitler, na década de 1940.

E para finalizar a argumentação do engôdo, chamo a atenção dos leitores para um fato palpável: Se vai demorar um pouco para chegarmos à exploração do Pré-Sal. Se o governo Lula levou 'vinte meses' para eaborar o Projeto de Lei que tramita desde o dia 31 de agosto pp. na Câmara Federal, por que tanta pressa para sua aprovação? Nisso residem dúvidas. Na Câmara, o governo aprovará a Lei no prazo de 45 dias - pelo Regime de Urgência. No Senado, entretanto, este prazo terá que ser prorrogado, dada a maioria do governo ser apertada e os senadores de partidos da base do governo 'não estarem dispostos a passar a imagem da irresponsabilidade' - aprovando uma Lei que vai criar uma empresa estatal com 130 mega funcionários, com salários beirando os cem mil reais mensais, ainda por cima, para um retorno que ninguém sabe ao certo quando virá e se aqueles que estão vivos hoje, verão acontecer. Há casos em que o Pré-Sal demorará até 20 anos para ser explorado!!!

O governo que fale sério ao povo brasileiro!!!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 02/09/2009
Reeditado em 07/11/2009
Código do texto: T1788087
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.