Vivendo do lixo

Setembro,mês da Primavera!

Mas nem tudo nessa vida são flores.Já é fim de noite,eu que não gosto muito de assistir televisão,resolvi ver a novela e por ali fui ficando.

Decisão boa a minha pois passou em uma reportagem especial cujo título era "Os caminhos do Lixo",gostei de assistir e me emocionei muito com os personagens reais dessa história.

Homens e mulheres que com tanta dificuldade trabalham como garis ou mesmo como catadores de lixo.

Alguns trabalham a noite toda recolhendo o lixo,com suas carroças às vezes solitários para ganhar nada mais ,nada menos que R$ 12,00.

R$ 12,00 !!! Por uma noite inteira sem dormir e carregando sobre ombros uma carroça com quase 800 kg de material reciclado.Alguém pode me dizer com exatidão o que se compra hoje em dia com "DOZE REAIS"?

Praticamente NADA!

O que mais me chamou a atenção foi a alegria dessas pessoas que mesmo com tanto esforço para sustentar a família,mesmo tendo um trabalho tão puxado,trabalham sorrindo.Que bênção!

Algumas pessoas acham chato o trabalho que fazem,mesmo tendo uma bela sala com ar condicionado e tendo feito passado por cima de tudo e de todos prá chegar onde estão(aliás sempre querem mais,sem se importar em quem pisam).Com certeza não conhecem o significado de "trabalho árduo".Trabalham xingando ou esbravejando o dia todo,quando deviam realmente era agradecer pelo trabalho que tem.

Nessa reportagem vi um gari cantor,de voz bem forte,de apelido Pavarotti,que passa a noite a cantar músicas Gospel.

Vi também uma senhora que com após a viuvez tirou do lixo a condição para os filhos criar.Só vi gente humilde e de coração puro catando no lixo tudo o que se pode aproveitar.

Mas o que mais me encantou foi ver o catador de lixo que é também poeta declamando sua poesia e contando sua vida,seus amores e suas dores naquele lugar.Saiu de Minas,ficou em São Paulo,prá ali trabalhar.Vive sozinho,lá no seu cantinho,feliz e sorrindo,descendo e subindo.Diz que o maior tesouro que ele encontra no lixo(e olha só a humildade desse homem!!!)são as canetas,pois as usa para escrever suas poesias.

Façamos como estes homens e mulheres,que vivem do lixo,mas que dão lições de coragem,bondade e alegria em por onde passam.

Que não precisam do luxo para poder dividir o que tem,muito menos são pessoas amargas porque a vida não os deu outras oportunidades.

A estes homens e mulheres deixo o meu MUITO OBRIGADA!Por serem assim,felizes,confiantes e pessoas com muita fé no coração.

PARABÉNS!

Obs.:Eles vivem do lixo,mas no céu terão luxo!

Claúdia Maria
Enviado por Claúdia Maria em 11/09/2009
Código do texto: T1804773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.