Reação em cadeia

Alguns estudiosos afirmam ainda ser muito cedo para dizer que a Terra está sofrendo alterações climáticas, uma vez que as ciências meteorológicas são muito recentes. Outros defendem que os intensos eventos climáticos que temos observado são uma resposta do planeta às severas agressões que tem sofrido desde o início da revolução industrial. De uma coisa não há dúvida: os recursos do globo não estão sendo preservados. Então, o que deixaremos para as gerações futuras?

Segundo Edgar Morin “o ser humano é um animal insuficiente, não apenas na razão, mas é também dotado de desrazão”, o que é comprovado pelo descaso com que o homem tem tratado o ambiente onde vive, provocando o desequilíbrio dos ecossistemas e a degradação ambiental. Sendo o único ser racional, é justamente o que mais destrói o planeta, na busca constante por desenvolvimento e progresso.

Não devemos ignorar os fatos e achar que assuntos como aquecimento global não nos dizem respeito. Se fizermos isso estaremos colaborando para uma reação em cadeia que produzirá tragédias ainda mais desastrosas.

Precisamos agir: preservar, reciclar, colaborar com projetos de desenvolvimento sustentável, orientar as próximas gerações, ou seja, fazer a nossa parte, por menor que seja. Consciência limpa, planeta limpo.

Escrito em 21/06/06.

Joyce Amorim
Enviado por Joyce Amorim em 28/06/2006
Reeditado em 08/01/2008
Código do texto: T184060
Classificação de conteúdo: seguro