Um jornal em Braille ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo

No dia 16 de abril de 2008, o Diario de Pernambuco - o mais antigo jornal em circulação da América Latina, com 182 anos de história - passou a ser impresso também em braile. Todos os dias. Foi, certamente, uma iniciativa pioneira no Brasil e no mundo.

Esse projeto, criado, concebido e executado por mim - quando da minha passagem pelo Diario de Pernambuco no cargo de Diretor de Projetos Especiais - valeu a conquista do Prêmio Esso de Jornalismo 2008, categoria Melhor Contribuição à Imprensa.

Os exemplares especiais eram distribuídos gratuitamente às entidades e organizações de pessoas com deficiência visual de todo o estado de Pernambuco. A execução desse projeto só foi possível graças a uma parceria firmada com a Cooperativa do Produtor Portador de Deficiência (Codefil).

Lamentavelmente, por falta de patrocínio, o jornal em braille foi abortado cinco meses depois do seu lançamento.

Para cada linha de texto da versão à tinta do Diario são necessários três no exemplar de pontos. O braile é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille. Ele mesmo perdeu a visão - mas não o olhar - aos três anos de idade. Aos sete, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Já aos dezoito anos, em 1827, tornou-se professor. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos criado por um oficial, para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.

Na reportagem de TV postada no Youtube, veja como foi a cerimônia de lançamento e entenda como funcionava o jornal em braille:

http://www.youtube.com/watch?v=HHWq32rY_qo

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 05/10/2009
Código do texto: T1848742