Geopolítica

Geopolítica

O elemento chave da Geopolítica é o Estado que segundo Friedrich Ratzel, é um pedaço da humanidade um pedaço da Terra.

...Ciência que trata da dependência dos acontecimentos políticos em relação ao solo e a correlação política entre os lugares. Uma ciência sem fronteiras nem medo de falar, capaz de prever as razoes da queda de um governo e os futuros que surgirão no palco da historia...

Sobre os pensamentos de Karl von Haushofer

A teoria do Pan Região, desperta curiosidade da forma como separa o poder, mas em contra partida deixa nítido a estagnação que cada território seria condenado, em um ciclo completamente desigual.

Com relação à autonomia das regiões, é preciso observar, que as quatro regiões seriam uma independente da outra, porem não haveria independência dentre de cada região. Por exemplo, o que seria da região classificada como industrial: Estados Unidos e Canadá, se não houvesse a participação do viveiro, ou América Latina?

Ou seja, cada Pan região teria independência das demais, porem dentro do espaço pertencente á elas. É fundamental a interação do espaço.

Desta maneira é possível afirmar que a Teoria do Pan região jamais seria responsável por um equilíbrio mundial, pois não haveria igualdade entre os espaços sendo o sugador do bem estar de uma vida plena em regalias quanto ao outro, trabalho e migalhas.

Os blocos econômicos compactam a teoria da Pan Região, pois, são autores da separação social, ou deixa evidente os dominados e os dominadores.

Os paises com os mesmos interesses reúnem-se para estabelecer suas regras e as articulam em prol dos seus objetivos, e aquele que possuí maiores condições econômicas ocupa a melhor posição enquanto os inferiores servem como fonte de matéria prima e mão de obra.

Mas é claro que isso gera sem um pingo de duvidas insatisfação nos indivíduos que formam o Estado, assim diante do desequilíbrio do poder, centrado em um só, as revoltas populares e revoluções explodem, aterrorizando o povo fraco e desiludido.

3º Postulado de Haushefer;

A tese que o ‘espaço é poder’, isto é, o espaço não é visto apenas como suporte ou como veiculo das forças políticas, mas ele é em si mesmo considerado uma poderosa força política.

Haushofer foi conselheiro de Hittler. Conseguiu influenciar Hittler podendo ser considerado o inspirador do pacto de não agressão russo-alemão, assinado em 1939.

Passado pouco tempo Hittler ignora as estratégias de seu conselheiro e invade a União Soviética, trazendo á Alemanha catástrofes resultados.

Acusado pelo Tribunal de Nurembeg, o velho geopolítico não esperou a sentença; suicidou-se em sua cela em 1945 aos 73 anos.

Usando essa ciência poderosa a reveladora Geopolítica, é possível prever mais conflitos que com o advento dos artefatos nucleares não há mais a chance de surgir um ‘vencedor’ numa guerra total.

Se houve em alguma guerra vencedor eu desconfio das palavras de Albert Einstein:

“Não sei como será a 3º guerra mundial mais sei que a 4º será a paus e mordidas”.

Jane Krist