A Revolução e o poder

A Revolução e o poder

A eterna luta pelo “poder” isto é, pela capacidade de controlar espaços e homens, o que nos remete a política.

Faço aqui um paralelo com a Revolução Francesa. Segundo Karl Max, a Revolução Francesa foi uma luta de dominados e dominadores. De um lado Aristocracia mergulhada na maré de privilégios que era possível através dos pesados impostos extraídos grande parte dos Burgueses que insatisfeitos manipularam a plebe á atacar a então forma de governo.

A burguesia conseguindo chegar ao poder Mudou as condições de vida da Plebe?

Estes cidadãos são extremamente úteis. É importante apóia-los e dar-lhes trabalho. Mas, ao mesmo tempo, é necessário submetê-los a padrões de probidade e legalidade. Porque a plebe é, por natureza, ruim, licenciosa e inclinada para motins e a pilhagem. Só mantendo-os submetidos, através (...) de bons regulamentos, é possível conseguir que cumpram seus deveres. Nem mesmo devem mandar seus filhos á escolas, pois é “ repugnante” que os filhos da plebe, que não têm educação nem sentimentos, misturem-se com os filhos de boas famílias, dando maus exemplos e constituindo uma fonte contagiosa de mau comportamento.

( Burguês anônimo. Robert Danton, op.cit.,p.185)

Fragmento extraído do livro, Ás Armas Cidadãos! A França revolucionária (1789-1799)

De Nilse Wink Ostermann e Iole Carretta Kunze.

Logo se entende por que para Marx a causa principal da Revolução Francesa não foi o Iluminismo, antes a mudanças ocorridas na economia social, o desenvolvimento do comercio, logo o fortalecimento e expansão da Burguesia.

Como afirmou Marx a sociedade surgida da Revolução Francesa não era livre, nem igualitária nem fraterna como pensavam os liberais. Mas fincou-se a divisão de duas classes inimigas e diretamente opostas: a burguesia (proprietária das empresas capitalistas) e o proletariado (trabalhadores assalariados). Estabelecendo assim o poder sem freios aos burgueses e a escravidão dos proletariados.

Nos dias atuais é fácil ver que a estrutura do sistema não mudou.

Como disse Machado de Assis; a política é como um animal que troca de pele, mas a estrutura permanece.

Através do pensamento estratégico fica bem evidente ao longo dos anos e ao passar de cada dia, um enorme desenvolvimento em um grupo atacar o outro, com sofismas, armas e organizações cada vez mais poderosas. Das lanças ás bombas nucleares.

Jane Krist