Ler é fundamental para o desenvolvimento intelectual.

Com o advento da tecnologia os adolescentes se entregaram inteiramente aos computadores, celulares e a todos os outros tipos de maquinas. As preferências da juventude estão, hoje me dia, muito longe do mundo da literatura.

Mesmo sendo a leitura uma atividade recompensável, muitos são os jovens que optam pela comodidade oferecida pela internet e ainda que o vestibular não abra mão do conhecimento literário a globalização facilita novamente a vida do estudante dispondo-lhe o resumo completo de muitas das famosas obras da literatura. Sendo poucos os jovens que utilizam a internet como fonte de pesquisa para adquiri conhecimentos fica clara a impossibilidade de que essa troca seja efetivamente satisfatória.

Entretanto não há como apenas culpar os jovens. Entre muitos outros motivos que os afastam da literatura está a leitura difícil encontrada em alguns livros como os de Machado de Assis e Mario de Andrade, que são os tipos que compõe o pedido do vestibular. E como é desestimulante ler sem entender nada eles desistem na primeira folha. Sendo qualquer tipo de leitura um bom exercício para a mente tanto quanto para o desenvolvimento intelectual é preciso entender as limitações encontradas pelos jovens com alguns livros, sem forçar uma leitura indesejada.

Aos adolescentes que gostam da leitura, mais livros. Aos que não tem essa atividade como uma das principais, incentivo. Fazer o jovem gostar da leitura não é uma tarefa difícil e especialmente se essa atividade vier acompanhada de outras mais animadas como musica, teatro e até a própria internet que desenvolvida de modo certo rapidamente deixará de ser a vilã da história.

grasi
Enviado por grasi em 17/07/2006
Código do texto: T196087