Plano de Pesquisa: Dislexia: Problemas, Diagnósticos e Intervenções

Curso: Psicopedagogia Institucional

TEMA

(Fato ou fenômeno a ser estudado) A Dislexia, os problemas que acarretam e as possíveis intervenções para que a aprendizagem ocorra de maneira eficiente e eficaz.

TÍTULO

(Nome do estudo de acordo com o conteúdo)

Dislexia: Problemas, Diagnósticos e Intervenções

PROBLEMA

(Questão central a ser enfocada em seu estudo escrita sob a forma de pergunta)

Quanto mais cedo for diagnosticada a dislexia maior a chance de corrigir as falhas nas conexões cerebrais?

JUSTIFICATIVA

(Razão ou motivo do trabalho)

A dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurológica e genética, caracterizada por dificuldades na leitura e na escrita. O portador tem problemas para decodificar automaticamente as palavras e realizar uma leitura fluente, correta e compreensiva, embora seu cérebro seja normal. Por ser uns dos distúrbios de aprendizagem mais discutidos na atualidade entre autores, educadores e a Sociedade como um todo, acredito ser um tema importante a ser pesquisado no curso de Psicopedagogia Institucional.

OBJETIVO GERAL

(Propósito central de seu estudo)

Esta pesquisa tem por finalidade analisar as condições que permitam fazer a detecção precoce, identificando os sinais da dislexia, com o intuito de acompanhar os estudantes com o distúrbio, e sucessivamente intervir para que estes consigam o domínio da leitura e da escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

(Outros objetivos que seu trabalho pretenda) Os profissionais da educação precisam estar informados sobre os sintomas da dislexia, como desatenção e dispersão; dificuldade para copiar; problemas na coordenação motora fina; desorganização geral; dificuldades visuais e para manusear mapas, dicionários e listas telefônicas; e confusão entre direita e esquerda.

Utilizarei os seguintes passos:

a) As principais definições da Dislexia.

b) História da Dislexia

c) Sintomas disléxicos: hipóteses sobre a escrita em construção

d) As Dislexias Adquiridas

e) Transtornos do Desenvolvimento da Leitura e Escrita

f) Pais de crianças com dislexia

g) Papel do Professor

h) Metodologias de Ensino da Linguagem na sala de aula

i) Metodologias de Ensino de Áreas Curriculares na sala de aula

j) Metodologias a adotar para trabalho de grupo

k) Avaliação na Sala de Aula

l) Avaliação: Um rótulo patológico

m) Produções textuais: uma trilha para superar equívocos

HIPÓTESE

(Possível resposta ao problema acima formulado)

Ou

QUESTÕES SECUNDÁRIAS

(Em caso de estudo exploratório)

A intenção desta pesquisa é demonstrar que o distúrbio dislexia, for tratado nos primeiros anos de vida, pode ser curado por completo.

DELIMITAÇÃO

(Especificação do objeto de estudo e onde o mesmo será estudado)

A Dislexia é um dos distúrbios de aprendizagem que se apresenta como um dos problemas educacionais da atualidade, e que fora diagnosticada erroneamente no passado e que no presente, em alguns casos, passa despercebida, o qual leva-me a defini-la como objetos de estudos, o tema será desenvolvido por meio de cunho bibliográfico através de revisão de pesquisas, dos quais serão incluídos livros, revistas e site de cunho acadêmico.

Alguns livros que utilizarei durante essa pesquisa:

Giselle Massi, em sua obra A Dislexia em Questão, coloca em xeque a utilização corrente do diagnóstico de dislexia para distinguir crianças cujo aprendizado da escrita difere do padrão. Ao analisar casos de alunos considerados disléxicos, a autora demonstra como é frágil e arbitrária a definição dessa suposta patologia, a qual pautada em explicações genéticas, neurológicas, metabólicas, entre outras, permite que análises do processo de apropriação da escrita permaneçam restritas à esfera individual. Para embasar seu estudo, dialoga com um sólido corpo teórico de fundo sócio-histórico, convocando vozes de autores como Vygotsky e Bakhtin para sustentar sua argumentação de que a apropriação da escrita, como a de qualquer prática de linguagem, constitui-se em espaços de interlocução entre um e outro sujeito-mediador, mergulhados em relações sociais. A autora Margaret J. Snowling, em sua obra Dislexia, começa com um estudo de caso que ilustra que, embora a definição da dislexia continue sendo debatida, esse é um distúrbio do desenvolvimento que dura a vida inteira e afeta principalmente a capacidade de um indivíduo de aprender a ler e escrever. A autora Kathleen Anne Hennigh, em sua obra Compreender a Dislexia, além de analisar o conceito de dislexia, apresenta a sua evolução histórica, bem como um conjunto de temas que se prendem com metodologias e técnicas de ensino, com a avaliação do desempenho e da evolução do aluno disléxico, com o papel do professor na sala de aula e com o envolvimento parental, tanto em casa como na escola.O autor Andrew W. Ellis, em sua obra Leitura, Escrita e Dislexia aborda a história e a natureza da escrita, a natureza da leitura em termos de capacidades humanas, as dislexias e as disgrafias adquiridas, os problemas desenvolvimentais de leitura e escrita, bem como o processo de aprendizagem, ou seja, como as crianças desenvolvem as habilidades de leitura e escrita.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(Como pretende desenvolver o trabalho? Enfocar detalhes da amostra, metrodologia empregada e referências bibliográficas)

Esta pesquisa será de cunho bibliográfico, e estará embasada nas idéias dos seguintes autores: Massi, Snowling, Hennig e Ellis.

Explicitando os textos mais relevantes em relação ao tema: A Dislexia, os problemas que acarretam e as possíveis intervenções para que a aprendizagem ocorra de maneira eficiente e eficaz.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 23/12/2009
Código do texto: T1993275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.