Aprendendo com os Ensinamentos

Diariamente aprendemos algo novo, curioso, e ás vezes inacreditável a ponto de nem nós mesmo entendermos o que Deus pretende falar conosco através de suas criações. Somos tão pequenos e pecadores, e o que na realidade apenas estamos começando é um projeto de vida com o intuito de irmos exatamente em direção ao céu, e ao olharmos para ele, parece estar longe, cheio de nuvens, com um brilho distante pelo sol e as estrelas, mas lá dentro de nossa alma existe uma sede grande de buscarmos o céu em nós, mas a partir da terra é que devemos fazer isso. Mas como se sou limitado?

Graças a Deus somos limitados, e digo isso, porque se mesmo sendo limitados já temos pecados, erros e dificuldades, imagina se não tivéssemos limites? Ser limitado é ter uma restrição sobre sua ação. Um bom exemplo é o nosso amor pelas pessoas e até por Deus. O nosso amor é limitado, você já percebeu? Você consegue amar seus inimigos? Você consegue amar todas as pessoas ao seu redor? Podemos notar que ao amarmos alguém restringimos este amor ou para alguém mais perto, ou talvez para um grupo de determinadas pessoas. O ser humano por ter esta limitação, de selecionar o amor para quem quer dar, ele descarta muitas das vezes o amor fraternal, e é por isso que devemos pedir o auxílio de Deus para estar em nós, e amar por nós, pois não temos a capacidade de amar como Cristo nos amou, com toda aquela intensidade da cruz e a cada instante que o Senhor nos ama.

Jesus nos demonstra isso de maneira pratica em seu Evangelho com a prostituta, com o pagador de impostos, com os leprosos, e a todos aqueles que chegavam perto dele, e isso é um fato e não podemos esquecer em nenhum momento do seu Ápice de amor ao Morrer por mim e por você naquela cruz cheia de sangue, e pela coragem do seu Sim a Deus quem o enviou para nos salvar.

Isso nós podemos chamar de amor sem limites, Jesus além de ter sido um louco de ter feito isso sabendo que todos nós somos pecadores, deu a nós sua vida, seu sangue, sem dar nenhum pio, sem reclamar de nada com o Seu Pai, sem questionar o porquê, se valia mesmo a pena morrer pelas pessoas.

E nós na maioria das vezes queremos uma explicação de Deus, o porquê dos nossos problemas, das situações que vivemos das tribulações que passamos se não fazemos mal a ninguém, por que tenho que passar por isso?!

Deus só dá aquilo que você suporta, Ele não vai dar para você mais que isso, e nós temos que ter a coragem para aprender com Jesus o grande mistério do nosso sofrimento, que é o amor. Só ama, quem sofre. É difícil ás vezes entendermos essa frase, mas vamos pensar da seguinte maneira: Será que tem jeito de amar sem sofrer, quando nós queremos cuidar da pessoa quem está do nosso lado? Queremos ajudá-la, dar atenção, carinho, compreensão, fazer o bem. Podemos fazer o bem sem sofrer claro, mas quando amamos nós transportamos um pedacinho de nós para o outro, por isso que o que Deus une jamais nenhum homem pode separar, mas sofremos porque amamos e desse modo podemos entender que o que valeu a pena foi aprender com as etapas de nossa vida, e com o nosso coração. O bom exemplo é o amor materno, que sofre com os filhos quando a mãe se desaponta, ou vendo o próprio filho sofrer com caminhos que são escolhidos muitas das vezes escolhidos por eles. O coração de uma mãe sofre, e o do nosso Pai do céu também quando fazemos escolhas erradas e deixamos de aprender com os verdadeiros ensinamentos que Deus quer que tenhamos para a nossa vida.

“Existia uma aldeia que queria aprender a decifrar um livro. Cada palavra, frase, parágrafo e linha escondiam um grande mistério.

O Líder da aldeia, certo dia vendo que as pessoas desesperadamente estavam tentando achar respostas adequadas para os ensinamentos, gritou bem alto reunindo-se com os habitantes:

- Quem conseguiu aprender algo novo hoje?

Um homem bem vestido ergueu suas mãos e disse:

- Eu aprendi que as letras estão em ordem desordenadas, e por isso nada poderá fazer sentido.

Uma mulher jovem se aproximou do bando dizendo:

- Não concordo com ele, eu pessoalmente notei que as frases estão tendo um mesmo sentido.

Então se começou um tumulto entre todos, e o Líder percebendo que as pessoas estavam mais preocupadas com o significado das letras, frases e do verdadeiro sentido, ao invés dos ensinamentos, indagou novamente:

- Povo desta aldeia, o que é importante sabermos deste livro? O que vocês realmente aprenderam?

O homem novamente com ar de superioridade ao Líder levantou-se, dizendo:

- Se exiges tanto que aprendemos a decifrar o mistério deste livro, o que podes nos ensinar então?

As pessoas se entreolharam e ficaram a esperar uma resposta em silêncio:

- Bem, eu aprendi duas coisas com esta aldeia! A primeira é que vocês se preocupam demais em achar respostas para as perguntas, sabendo que nem tudo sempre terá resposta, não deixando a natureza de Deus agir em cada um de vocês. E a segunda, é que vocês confundem muito os sentimentos com a verdadeira razão.

- E que razão é esta Líder?

- Isto vocês só poderão entender quando souberem ter sentimentos que envolvam a alma do coração. O nosso coração é um mistério, e dentro dele existe uma alma que só podemos descobrir á partir do momento que entendermos que o melhor ensinamento está além de palavras ou frases, mas dentro de cada um de nós.

Ouviu-se um tremendo silêncio, mas desta vez junto com um vazio inexistente de cada pessoa que estava na aldeia, talvez a procura de outras respostas, porém todos entenderam que a melhor resposta de decifrar o livro, veria de dentro do coração, de dentro da alma de cada um deles.

Existem coisas que aprendemos com Deus, nossos mestres, pais, amigos e até mesmo desconhecidos que vagam de passagem em nossa vida, muitos deles são como anjos que perderam suas asas na terra, e a procura delas, precisam nos ensinar um pouco mais sobre as nossas verdades e miopias. Verdades estas que estão logo ali na nossa frente, e por ainda sermos míopes (enxergarmos de longe) não conseguiram traduzir a nossa verdadeira história de vida, e então passamos a compreender que a melhor busca está dentro de nós mesmos. Só encontra-se com Deus e seus ensinamentos, quem se encontra com si mesmo.

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 20/01/2010
Código do texto: T2041336
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.