EDUCAÇÃO, UM TESOURO A DESCOBRIR

Tema: Sistema educacional brasileiro

Tema: Educação um tesouro a descobrir

Diante dos múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade, na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social. Os vários trabalhos de sociólogos fazem questão de afirmar a sua crença no papel essencial da educação, no desenvolvimento contínuo, tanto das pessoas como das sociedades. Não como um “remédio milagroso”, mas como uma via que conduza a um desenvolvimento humano mais harmonioso, mas autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões e as guerras.

Para tanto, temos que encarar os problemas com determinação para ultrapassarmos, as principais interferências ocorridas na educação que, não sendo novas, constituem o núcleo de justificativas das mazelas sociais do século XXI. A mundialização da cultura vai-se realizando progressiva, mas parcialmente. Ela oferece promessas e também riscos, dos quais o menor certamente não é o esquecimento do caráter único de cada indivíduo, de sua vocação para escolher o seu destino e realizar todas as potencialidades. A educação sendo transformada em tesouro surge também dois questionamentos; encontrar o mapa desse tesouro e em seguida um bom lapidador.

Metaforicamente aqui representados como sendo o conteúdo pedagógico e a qualidade dos educadores, respectivamente.

O conceito de educação ao longo de toda a vida aparece como uma das chaves de acesso ao século XXI. Os serviços prestados pela sociologia da educação vêm em doses nada homeopáticas, convencendo as sociedades do importante papel da educação para o ser humano. Vem dar resposta ao desafio de um mundo em rápida transformação a fim de se estar preparado para acompanhar a inovação, tanto na vida privada como na vida profissional. É uma exigência que só ficará satisfeita quando todos aprendermos a aprender. Mas a modificação profunda nos quadros tradicionais da existência humana coloca-nos perante o dever de compreender melhor o outro, de compreender melhor o mundo.

Desta forma, entendemos que se todos os caminhos nos levam à busca de uma educação plena em seus amplos conceitos. Acreditamos que essa mesma educação deva ser tratada como uma jóia rara. Por conseguinte, não deve ser usada para benefícios de grupos, mas de uma coletividade e agora uma coletividade mundial. Que através da educação o homem se descubra, não como indivíduo, mas como um agente multiplicador, principalmente de sua própria espécie.

Antonio Rodrigks

Feira de Santana, Out/2009.

ANTONIO RODRIGKS
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 22/01/2010
Reeditado em 16/06/2023
Código do texto: T2043917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.