VIDA LONGA AOS BRASILEIROS

Tema: Enfocando a longevidade brasileira e suas

Conseqüências socioeconômicas para o país

Título: Vida longa aos brasileiros

Viver com plenitude a vida é vivê-la, tendo acesso aos bens que dela emana. Ter os seus direitos respeitados como cidadão, em seu mais amplo conceito de direitos humano, seria plenitude de vida. Nesses aspectos a longevidade do brasileiro, independente da região a que ele estiver inserido, não seria um fardo socioeconômico para a nação e para o brasileiro, uma simples sobrevivência.

Podemos imaginar como é constrangedor para um individuo ser privado de seus bens elementares para a sua sobrevivência, como por exemplo: água, comida, uma moradia digna e um trabalho que possa gerir seus sustentos. Agora que os brasileiros já conseguem atingir a média de vida de 71,3 anos, segundo pesquisa do IBGE de 2003, esses bens elementares passam a ter importância ainda mais vital para o brasileiro. Estamos vivendo mais, necessitamos também, de mais investimentos: na saúde, educação, na reformulação da política de habitação. Mais investimentos nas instituições previdenciárias públicas e privadas, levando em consideração as diversidades regionais de nosso país, pois, os nossos irmãos Nordestinos merecem atendimentos específicos em suas necessidades.

Esperamos que o Brasil, tenha se preparado para atender esses brasileiros que agora vivem mais do que os dos anos 50. E se não se preparou, sugerimos que o faça o mais rápido possível. Ter uma vida longa é maravilhoso, mais em um país sem caos sociais por causa dessa longevidade e sem desrespeito à vida.

Feira de Santana, Jan/2009.

ANTONIO RODRIGKS
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 22/01/2010
Reeditado em 16/06/2023
Código do texto: T2044743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.