ESTAGNAÇÃO MORAL NA POLÍTICA NACIONAL
     
     Já virou rotina, ao ligar nosso televisor para assistir ao telejornal que melhor nos agrada, sermos bombardeados por manchetes que degradam a dignidade humana no tocante à Política Nacional. Sã2o políticos e servidores públicos de diversas áreas, dos mais altos níveis, sendo colhidos em flagrantes de corrupção, de abuso de poder, de desrespeito aos usuários dos serviços públicos, de propinas das mais diferentes e inimagináveis situações.
     Evidentemente que não podemos de maneira alguma, generalizar os fatos e seus grupos sociais, mas é preciso urgentemente que se faça uma varredura de forma criteriosa, onde possa preservar pessoas de boa índole e impedir que "corruptores" e "corrompidos" ocupem tais posições no cenário nacional.
     Este ano é mais um momento que nos apresenta as possibilidades de mudanças, iremos às urnas em Outubro próximo escolher nossos representantes majoritários e proporcionais, ou seja, Presidente da República Federativa, Governadores de Estados, Deputados Federais e Estaduais. Deve prevalecer a nossa consciência, o bem comum, a coletividade, e a forma de errar menos é pesquisar a vida pregressa dos nossos candidatos, pois, é possível que por traz de um grande marketing político, de uma aparência sociável e amiga, pode estar adormecido um deste "exemplar" que devemos claramente repudiar.
     Cabe a cada um de nós cidadãos de bem, eleitores deste País, uma postura ética e uma conduta ilibada, capaz de denunciar e cobrar que seja exemplarmente punidos todos os envolvidos com propinas, abuso de autoridade, enfim, corruptos de toda natureza. Não basta apenas fazer críticas ao sistema que estagnou, sem que haja fundamentos e alternativas de mudanças. Agindo com cidadania, a ética Nacional passará a ser o orgulho de todos os cidadãos.


Autor: Vanderlito D. Nunes de Souza
Bonfinópolis de Minas - MG


P.S.:
  Redação ENEM/2009 - "O indivíduo frente a ética Nacional" realizado no Domingo, dia 06/12/2009. A qual prestei o exame nas instalações da Escola Estadual Pacheco Pimenta, na vizinha cidade de Brasilândia de Minas - MG.


Foto: Congresso Nacional - Brasília/DF (Arquivo pessoal do autor )
POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 22/01/2010
Reeditado em 10/03/2023
Código do texto: T2045235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.