A FÉ ENQUANTO VIRTUDE ...

A FÉ enquanto sendo a primeira das três virtudes teologais significa uma: Adesão e anuência pessoal a DEUS (Aurélio).

Portanto, cada pessoa tem o direito assegurado por lei, (no caso de nosso país) de exercer o tipo de fé que bem entender - Mesmo que não seja correta.

O problema (em relação à fé) acontece, quando pessoas se acham no direito de impor o tipo de fé que está sendo cultivada de forma individual ou coletiva, sem levar em consideração que o mesmo direito de impor (a alguém) o objeto de sua devoção; a outra pessoa terá de impor a mim, o motivo de sua fé.

Antes de considerar qualquer coisa, devemos saber que está escrito:

1. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; Porém o maior destes é o amor (1 Coríntios 13:13).

Amor = Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem (Aurélio).

2. De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe e que se torna galardoador (recompensador) dos que o buscam (Hebreus 11:6).

3. Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Pois pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela PALAVRA DE DEUS, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem (Hebreus 11:1–3).

Portanto, a FÉ enquanto virtude = 1. Disposição firme e constante para a prática do bem; 5. Causa, razão (Aurélio); Se faz necessária ao ser humano.

A falta desse tipo de fé; Ou o exercício da fé de forma equivocada, tem sido a causa de muitas desgraças, desde o cerceamento da liberdade, quanto a transformação da fé numa moeda de troca e de alienação espiritual.

A compreensão correta sobre quem é DEUS e o que ELE espera do ser humano, nos leva ao exercício da fé de forma saudável; Ao mesmo tempo em que, quando a fé é transformada num equívoco, pode resultar no cenário espiritual onde cada um é livre pra fazer o que acha mais certo (Juízes 21:25), ainda que esse mais certo seja completamente errado.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/01/2010
Reeditado em 24/01/2010
Código do texto: T2047837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.