Sister Go

Sister Go

Você acha mesmo ser necessário um diploma de doutor em meteorologia para começar a suspeitar que há algo de muito...hã...estranho, na questão climática?

(Pera lá, se você tem 20 anos, aperta o delete. Não, cara, não é discriminação, é uma questão invernal. Você tem poucos. Os primeiros 5 você esqueceu e os últimos 5 provavelmente você também esqueceu. Então restam 10. É irrisório para a gente levantar uma amostragem. Esse texto visa a galera em torno de 50 ou mais).

Recapitulando, você acha mesmo que um pós doutorado em assuntos climáticos vai resolver aquela dúvida dentro do peito, aquela apreensão, ao se deparar com o céu plúmbeo?

Pois é, por isso estamos lançando a barraquinha Sister Go, que se descola em qualquer parada, enchente ou enxurrada, tem os mais variados tipos e tamanhos e, para o verão 2011, estamos desenvolvendo o modelo Noé.

(Pera lá, cara, você tem 20 anos. Dá um tempo, foram recrutados para ler esse texto somente os acima de 50).

Se você tem, por exemplo, 100 anos, deve estar saudoso das pessoas na janela cantarolando, os passarinhos passarinhando, árvores arvorando, os grilos, vaga lumes...Veja bem, a barraquinha Sister Go não foi feita apenas para questões climatológicas, pois nossa agenda 2010 está repleta de eventos.

Caso você tenha 200 anos, com certeza deve agradecer todos os dias pela luz elétrica e pela anestesia e, se por ventura tem mais, (está cheio de gente com 300 anos por aí, principalmente na internet), assim, se na sua conta constam 300 invernos, com certeza está ruminando com seus botões que há algo de errado com o clima, está saudoso da língua que se falava em mil seiscentos e cano, falava-se de tudo menos o português, já viu de tudo, inclusive todas as copas, inclusive quando não era possível vê-las, somente ouvi-las, e está, nesse instante, um tanto aparvalhado com o calendário.

(Pô, ainda aqui? Mas você é chato, hein, meu! Com 20 anos, você tem obrigação de viver todas as coisas do calendário. Agora, a galera dos 50 aos 350 está farta de bagunça e gritaria.)

Vamos lá, se você tem 215, sabe muito bem que em 1895 Moreira Pinto iria lançar, em breve, um belo livro sobre o sertão paulista. Sim, bons tempos aqueles...

Com a barraquinha Sister Go, na época do carnaval, para aqueles que tem 115 ou mais, é possível nela entrar, estalar os dedos e ir para o deserto do Sahara, por exemplo, estância climática tranqüila o ano inteiro. Faz-se necessário apenas ajustar a direção corretamente, para não cair sem querer noutras paragens, pois, ouvi dizer, as placas mal começaram a se mexer.

A turma com 90 anos, por exemplo, (mais aqueles que não contam que tem 325), deve estar desanimada com o calendário 2010, já que, uma vez as ruas higienizadas pós carnaval e, um tanto inseguras com relação ao clima e seus caprichos, esperará hesitantemente a chegada da Copa. Se você não gosta de futebol, ou gosta, mas tem saudades do Leônidas e do Ademir, a barraquinha Sister Go pode levá-lo (e toda família) para bem longe do foguetório, dos folguedos e dos folgazões. Para Gobi, por exemplo, outra estância ímpar.

Logo após a Copa, tem início aquele indescritível evento chamado Campanha Política, e se você acha que toda aquela algazarra dos foliões de tanga ou de camisa amarela foi bolinho de alcaçuz, então se prepare que 2010 promete. Por isso, faça já sua solicitação à nossa central de atendimento 24 horas, pedindo um modelo extra large da barraquinha Sister Go, com apetrechos que incluem lanterna, bolachas de água e sal e um álbum de fotos intitulado Blue Nostalgia, com fotografias de céu azul, além da salutar história do Período das Cianófitas, quando choveu ininterruptamente durante 32 mil anos, disponibilizado no console da barraquinha em e-book ou áudio livro. Vale a pena conferir.

(Pô cara, mas você é insistente, hein? Deixa eu te explicar uma coisa: nós, os em torno de 50 ou mais, somos o passado, entendeu? Você é o futuro. Será você quem irá saltitante até a urna, acreditando que o SEU candidato irá mudar a ....hãmmm... situação. Nós também iremos até a urna, mas não iremos saltitantes. Agora, por favor, deixe-me continuar a palestra para as faixas etárias que interessam a essa crônica e, sobretudo, deixe-me vender barraquinhas).

Recapitulando, o clima está estranho e os nascidos em 20 (1820), nem podem dizer que já se acostumaram com isso, e os nascidos em 1616, que cresceram nalgum arraial entre os cabos, lembram-se perfeitamente de que só mesmo nas cartas de sesmarias existia o que se conhece por língua portuguesa, já que, na época, ou bem se falava o dialeto dos jesuítas ou bem se apelava para a mímica, pois a língua é também um instrumento de dominação. Evidente. Por que você acha que o nome do nosso produto é Sister Go? E mais, você acredita que é por acaso que a língua inglesa tornou-se o tradutor universal? Tsk. Bem, posso ver daqui a agitação dos meus compatriotas beirando os 180 anos, desesperados face a tão ansiada Campanha Política, posso inclusive prever multidões de pessoas contestando a máxima: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Por isso, meu caro (minha cara), e olhe que ainda ouso acrescentar, “ainda somos os mesmos, e vivemos, como nossos pais”, por essa e por tantas outras, é meu dever oferecer-lhe a barraquinha Sister Go a custo promocional. Ou, ao ver uma nuvenzinha no horizonte, você pode também exclamar baixinho: Sister, Go! Só não sei se vai funcionar.

Sabe, na minha idade, já é possível prever algumas coisas.

Por isso mesmo recomendo a barraquinha Sister Go para Você, que se sente cansado(a), desalentado(a), exaurido(a), desolado(a), Você, que já acreditou na Lei Áurea, na Proclamação da República, nos 50 anos em 5, no Ame-o ou Deixe-o, nas Diretas Já, nos Cara Pintadas, e no recente esterco na Assembléia, convenhamos, você que já viveu tudo isso, e olhe que nem estamos falando daquilo que você nem se lembra, enfim, vai me dizer que, agora, nesse instante, ao olhar o céu, você acha que está tudo bem?

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 30/01/2010
Reeditado em 11/02/2014
Código do texto: T2060016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.