A PALAVRA

Tenho amigos que escrevem poesias e crônicas divinamente,
com maestria tocam-nos profundamente. Despertaram em mim o desejo de expressar a beleza da palavra.
De todas as artes a palavra é a mais bela, mais expressiva e com certeza a mais difícil; Ela é soberana, dominante e universal.

Você pode observar por muitas horas uma obra de arte, e perceberá num momento vago o expressar artístico e sentirá a ausência do elemento essencial: "a lira mágica".

O homem sempre teve necessidade, em todas as épocas, de expressar o seu mundo (de idéias ou de sentimentos). Dimensionando
interiormente, esse mundo é reiventado e reorganizado, levando-o a relacionar-se com seu semelhante numa troca recíproca de vivências, cuja relação é estreitada pela palavra.

A magia na palavra é capaz de esculpir estátuas que se tornam vivas após a lapidação da pedra. Só a palavra é capaz de colorir o vento, dar vida através do lirismo às estrelas, transformar a lua em flor. Só a palavra comovedora e persuasiva consegue tocar profundamente até mesmo os corações de homens que se dizem racionais demais, pois ela fala ao mesmo tempo à fantasia, à paixão, ao sentimento e à razão.

Não posso deixar de expressar que a palavra é fundamental para a humanidade, pois através dela nasceu a linguagem, onde o homem formula o conceito e utiliza as palavras com significação exata e limitada, revelando a sua maturidade intelectual e cultural. Levando a humanidade acessar a informação através dos livros, dos jornais, da internet, da filosofia, da História, da arte, da música, da poesia, da educação e etc.
A palavra é a matéria-prima que alimenta o mundo do literato, com sua visão afetiva e seu poder imaginativo, transforma o pensar e toca profundamente a alma do leitor.

Também coloco aqui algumas questões que causaram desconforto à humanidade, devido a uma comunicação nada eficiente com o mundo e com os seres humanos: As guerras que ocorreram e ocorrem por causa da palavra pronunciada em determinados momentos. Os conflitos familiares, conflitos no trabalho e nos relacionamentos,
Quantas interpretações erradas a palavra sofre? Quantos pensamentos importantes foram esquecidos e quantas poesias jamais foram lidas, em compensação quantas coisas maravilhosas a palavra nos proporciona.

A palavra tem aproximado pessoas, criado vínculos afetivos e fortalecido amizades, e isso tudo os amigos Recantistas têm vivênciado aqui mesmo, e eu só posso agradecer a todos por
utilizar a palavra e por compartilhar os sentimentos, as emoções com o toque pessoal, criativo e de muita sensibilidade poética.



Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 06/02/2010
Código do texto: T2072050
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.