Sociedade consciente
Águida Hettwer
 
 
 Abafaram as reclamações, as faixas contendo frases de indignações. Por onde anda as “caras pintadas”, fazendo passeatas por direito justo, em prol de uma vida melhor para todo cidadão. Onde o regozijo seja para toda população, e não para uma minoria.
 
 
    Crescemos ouvindo dizer, que o futuro é das crianças. Mas as crianças crescem vendo maus exemplos. Onde foi parar a ética da sociedade como um todo. Aplaudimos letras musicais, estimulantes à violência, a falta de caráter, rebaixando a mulher a nível duvidoso.
 
 
    Até parece-me que ser uma pessoa de bem, estamos fora de moda, praticamente obsoleto em nossas ideias. Quisera um mundo não utópico e fantasioso. Mas de uma sociedade consciente em suas ações e omissões, que elege seus governantes não por uma cesta básica ou um abono. E sim, por uma administração coerente que investe em educação, um povo culto, perpetua seu legado na história.
 
 
 A corrupção começa em casa, em nossas omissões, quando fechamos os olhos para a realidade. Onde um grande percentual da população vive no limiar da fome da miséria, e o dinheiro público sendo desviado para interesses pessoais de governantes.
 
 
 Onde há amor nas ações, não precisamos enumerar protocolos, num discurso de vãs palavras, e nem apontar o dedo, sem nenhuma solução objetiva para os problemas. No amor à ética e a moral caminha de mãos dadas, sem apressar o passo, pois a chegada é certeira. 

 Viveremos num mundo justo, quando a sociedade ser consciente, de que cada um deve fazer a sua parte.
 
 
                                                                                                     06.12.2009
 
 
                                     
                                                                  “Redação prova do Enem 2009”.