Redação UFRGS/2010 - Incivilidades e Infrações

Convivência Harmônica

O Homem como ser gregário nasceu para o convívio em sociedade, modificando e sofrendo mudanças no meio em que habita. As regras e leis existem para atuarem como freios e contrapesos, visando na medida do possível à harmonia entre as pessoas.

Atitudes, às vezes, com intuito de “levar vantagem em tudo”, como alardeava conhecido comercial de televisão na década de setenta, são merecedores de análise e reflexão, sobre as mazelas que causamos no convívio diário. Gestos que praticamos como furar filas, ouvir música em alto volume, pela satisfação e regozijo momentâneos, prejudicam os demais.

Criticamos as incivilidades, e má educação, mas achamos normal cometermos “nossos pecadinhos”. Ora, que fura fila no banco, ocupa lugares exclusivos em ônibus, deixa objetos marcando lugares, quando estiver dirigindo terá o mesmo comportamento no trânsito, agora escudados, da arma que é seu carro, e para muitos, símbolo fálico.

Devemos nos policiar constantemente, nos esforçar para que as regras de boa convivência e civilidade prevaleçam, para que possamos ser atores multiplicadores do bem estar na comunidade em que vivemos.

JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES
Enviado por JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES em 11/02/2010
Código do texto: T2081658
Classificação de conteúdo: seguro