Seres invisíveis

Saber que o ser humano é um ser associável, disso não temos dúvida, todos nós precisamos de interação, ter nosso papel na sociedade para sentir-nos importantes e não apagados do meio onde vivemos, pois, estudos comprovam os efeitos causados por essa exclusão que gera a invisibilidade social.

A interação das pessoas com a sociedade se dá de várias formas, principalmente através do trabalho que foi uma das primeiras formas históricas de interação humana, mas devido a vários fatores muitos não são bem vistos ou não são notados, pois, geralmente quem ganha os aplausos são os protagonistas da vida (que modelo de sociedade hein), mais belos, e acabam se esquecendo da chamada produção que na sociedade podem ser as pessoas que não exercem funções de tanta relevância ou até mesmo as pessoas consideradas feias.

É triste saber que em nossa cultura há isso, quantas pessoas capazes não passam em seletivas por não ter boa aparência, o que a deixa com menos evidência que as mais bonitas deixando um ar de indignação e acarreta sérios problemas como complexo de inferioridade que só piora com o tempo.

Não só as pessoas desprovidas de beleza, até mesmo pessoas empregadas, ao serem tratadas como apenas uma peça de uma máquina em sua função dentro da empresa, a torna um ser invisível.

Portanto, entende-se que o ser humano não precisa atender apenas suas necessidades básicas constituidas em ter uma casa, um emprego, acesso a higiene e outros, mas também de ser amado, notado, se associar com os outros, ter utilidade, como no trecho retirado do texto invisibilidade pública "...um simples bom dia recebido como gari pode significar um sopro de vida".

murilo oliveira
Enviado por murilo oliveira em 19/02/2010
Reeditado em 15/12/2015
Código do texto: T2094708
Classificação de conteúdo: seguro