Lições de aprendiz

A existência revela que o homem conquista seus ideais a cada luta vencida. Mas, quase sempre, são inevitáveis os visíveis erros cometidos ao longo de sua trajetória. A vida ensina que a busca por sabedoria não cessa e a arte sóa imita quando os acertos dão sentido ao tempo vivido.

Na infância, os primeiros passos almejam a precoce liberdade, mesmo que tropeços e quedas obscureçam o objetivo visado. Eis a primeira lição: levantar é ter coragem de seguir adiante. Já a adolescência impõe os desafios e osbtáculos dessa independência. O mundo confere ao jovem barreiras, muitas vezes, intransponíveis; porém, a força da juventude é capaz de ultrapasasá-las e empenhar papel fundamental na construção da sociedade. E a maturidade faz do ser humano instrumento de suas próprias ações e possuidor do livre arbítrio em decições sábias ou precipitadas.

Aprender com os erros não é fácil. Agir de acordo com princípios auferidos, os mesmos impensados, pode resultar em falhas de conduta e consequências pessoais e coletivas. Atos errôneos constrangem o executante; caso sejam corrigidos, acaba por enobrecer seu autor e o redime, guiando a um caminho sem pedras.

Se "a vida imita a arte", como diz o provérbio, viver é pintar uma tela ou compor uma canção e mesmo assim não saber o suficiente para interpretá-los.

São muitas as lições aprendidas com a vivência. E as mesmas são necessárias, pois a vida é uma grande aprendizado. Não importa errar ou acertar. O importante é nunca desistir de aprender um pouco mais.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 19/02/2010
Reeditado em 19/02/2010
Código do texto: T2095198
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.