OS MANGUEZAIS

Estes manguezais localizam-se às proximidades de Bragança, esta é uma cidade localizada ao Nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, possui aproximadamente 394 anos de história, a região de manguezais está no caminho que leva até a praia de Ajuruteua, são apenas trinta e cinco quilômetros de Bragança até a praia e a estrada totalmente ladeada de tal vegetação, configurando uma beleza pitoresca ao local.

O manguezal, Conhecido, popularmente, com mangue faz parte do cenário de um ecossistema localizado em áreas próximas a regiões de águas salgadas, haja vista, os manguezais do Brasil que se localizam na extensão do litoral e representam 12% do ecossistema de mangue do mundo.

Caracterizando-se por vegetação verde, raízes e caules protuberantes e lenhosos, solos lodosos, rico em matéria orgânica, pouco oxigênio abrigando e servindo de berço para grande diversidade da fauna, é um ambiente que recebe água salgada dos mares e também água doce, quase sempre se localizam perto de desembocadura de rios e estuários.

Os crustáceos, os peixes e moluscos encontrados neste ecossistema servem de alimentação para populações tradicionais locais, bem como para a economia local, haja vista, que famílias ribeirinhas retiram o seu sustento da venda de tais crustáceos, moluscos e peixes.

Garantir o uso sustentável destes ambientes é primordial para a humanidade e para o planeta, é impossível imaginar o mundo sem estas áreas, pois elas contribuem para o processo biológico de seres vivos que fazem parte da cadeia alimentar de outros seres. Possui grande relevância para a migração de aves, é apropriado ao pouso destas que fazem sua alimentação neste local.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 20/02/2010
Reeditado em 20/02/2010
Código do texto: T2097599
Classificação de conteúdo: seguro