Justiça ou Direito? Ficção ou Realidade?

Brasil! Ficção ou realidade? Justiça ou Direito? Os cristãos dizem que Deus criou os céus e a terra. Os homens e o infinito. Enviou-nos seu Filho para nos redimir dos pecados e nos deu a tábua das leis, pelas mãos de Moisés, seu servo. Que foi feito dessa herença?

Num país em que 32 milhões de seus habitantes vivem sem alcançar as necessidades vitais básicas, há que se pensar racional e friamente na justiça e no direito de todos e para todos. Embora os fatos cotidianos nos digam não, existe a justiça e existe o direito, e o Brasil é uma realidade. Pela lei natural da vida, vencem os mais fortes e os mais poderosos, isto é, os homens de fibra e fortes de caráter e espírito. Esses jamais serão vencidos. Assim, as leis são aplicadas sim, e a justiça acontece, mesmo que a tendência do homem de hoje, principalmente do brasileiro, seja se deixar levar pelos fatos apresentados na mídia. Mas é uma visão incorreta da realidade que se nos apresenta.

A justiça, simbolizada pela balança, representa o equilíbrio do homem ao julgar seu semelhante. O direito de qualquer cidadão é respeitado simultaneamente ao cumprimento das leis e não devemos confundi-lo com educação, que cada um recebe de maneiras diferentes. Num mundo desequilibrado economicamente e cuja sociedade é assolada pela violência, os cidadãos são levados a criar preceitos pessoais e a vivenciá-los. É preciso, no entanto, refletir esse posicionamento e acreditar que, mesmo havendo violação dos direitos humanos e o desrespeito à cidadania, o direito do homemé sagrado. E a justiça, muitas vezes, opera no sentido de garantir a liberdade e a crença de cada um.

Justiça ou direito, ficção ou realidade? Para o homem consciente há justiça e direito, para o cidadão do mundo realidade, que vai se firmando em pensamentos e ações coerentes, equilibrados e livres na construção de um mundo mais justo e na cidadania, direito de todos.

Essa redação foi escrita há alguns anos, eu era mais nova, acreditava, ainda, na justiça. Com o caso de Isabella Nardoni, tive um pouco mais de esperança de que a justiça acontece quando há pessoas sérias e competentes atuando para deixar uma sociedade melhor para todos nós basileiros.

Tida Pozzato
Enviado por Tida Pozzato em 28/03/2010
Código do texto: T2163955
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.