A felicidade Existe?

A vida dos seres humanos está ligada diretamente a um sentimento que chamamos de felicidade. Mas... O que é felicidade? É possível encontrar no dicionário, felicidade é satisfação, bem estar. Mas como atingir esse bem estar? A maior parte da população pensa que “dinheiro traz felicidade” e se esquece dos problemas que isso pode trazer. Até que ponto o dinheiro traz felicidade, e até que ponto ele prejudica a vida das pessoas?

Uma vez Jean-Jacques Rousseau disse “A espécie de felicidade de que preciso não é tanto a de fazer o que eu quero, mas a de não fazer o que eu não quero”, isso representa uma idéia de que nem sempre pra ser feliz, tudo o que se espera acontecera, mas que é possível adaptar a vida para que o que traria tristeza, não influenciar nem positiva nem negativamente. Saber não exagerar o lado emocional. Para ele isso seria a felicidade.

Já na questão do dinheiro, na sociedade capitalista, é impossível ser feliz sem uma relativa quantia em dinheiro, esse modelo econômico é baseado em compras, e como a grande maioria da população mundial não possui uma grande quantidade de dinheiro alem do necessário para viver, não tem condições de ter muitas posses materiais, e inveja quem as tem, daí vem a idéia de que dinheiro traz felicidade.

E junto com o dinheiro, com as coisas boas que ele traz, também vem coisas ruins, como a insegurança. Quem tem muito dinheiro tem que se preocupar mais com a violência, que infelizmente está banalizada hoje em dia. Há um grande número de assaltos, de seqüestros, e a maioria deles, principalmente os seqüestros, geralmente são direcionados a quem possui algo valioso, é preciso cuidado ao se ter dinheiro.

Em resumo, grande parte das pessoas desejam a felicidade, mas nem sempre é o mesmo caminho que elas vão tomar, nem o mesmo resultado que vão obter. Saber conciliar o emocional e o financeiro sem exagero de nenhum dos lados. Exagero emocional traz problemas na relação com outras pessoas, e financeiro resulta em um provável alvo de violência e uma supervalorização do materialismo. E quem pode ser feliz assim?

Caio Ricci
Enviado por Caio Ricci em 17/08/2006
Código do texto: T218954