SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DO POVOADO DE VACA ‘BRABA’”

Documentário acadêmico sobre a história do pequeno povoado de Campo Alegre, que foi rebatizado popularmente como Vaca Braba. Com filmagens no local, buscando valorizar o testemunho dos moradores, razão única da existência do povoado até hoje, a obra é uma tentativa de preservar a memória de um povo, que ao longo de mais de cinco décadas resolveu fazer da “Vaca Braba” seu ponto de fixação no mundo.

O filme tem no testemunho oral dos moradores a sua principal fonte de pesquisa, tentando resgatar a vida do povoado em seus diferentes aspectos, como organização social, relações de trabalho, isolamento, religiosidade e cultura em geral.

Quem são estes moradores que, contrariando a lógica do êxodo rural deflagrada no país, principalmente a partir da segunda metade do século XX, teimam em continuar vivendo no lugarejo, que foi encolhendo, perdendo a sua já reduzida visibilidade? Por que continuam fiéis às suas raízes e convivem tranquilamente com destroços, vestígios do que antes, num passado remoto, foi um povoado, de fato? Respostas como estas são respondidas pelas testemunhas oculares da história de Vaca Braba, testemunhos de quem é a própria história do local.

Além destas indagações, o documentário aborda também a vida dos moradores da Vaca Braba nos seus primórdios, revela aspectos curiosos da implantação do lugarejo, informações sobre os primeiros moradores, condições de vida e valores próprios.

Não é, e sem pretensões de sê-lo, o testemunho definitivo sobre a história do povoado de Campo Alegre, ou simplesmente Vaca Braba, como assim conhecem seus moradores. Mas é certamente, uma tentativa honesta de dar voz aos próprios protagonistas de uma história, que ainda resiste ao tempo e aos apelos da modernidade. É certamente um dos últimos registros da história de um povoado que ainda pode ser contada no tempo presente, que ainda não sucumbiu à obrigatória ordem urbana, uma história que daqui há alguns anos existirá apenas na memória e não mais terá uma razão geográfica de ser.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 11/04/2010
Código do texto: T2190170