Movimento ocupa espaço vazio da oposição e faz reivindicações

Marcos Barbosa

Mbs1370@gmail.com

O Movimento Acorda Águas Lindas, liderado por Manoel do 5, PSC e Francisco Viveiros, pré-candidato a deputado estadual pelo PT, reuniu-se pela segunda vez com o Prefeito Geraldo Messias, com o procurador, Dr. Jair e o Secretário de Obras, Vereador Anderson Teodoro, no dia 08 de abril. A primeira reunião reivindicatória, precedida de uma caminhada e manifestação popular em frente à prefeitura, aconteceu dia 11 de fevereiro deste ano.

Retomando assuntos da primeira reunião, Manoel do 5 cobrou a apresentação dos documentos da frota pesada de caminhões e máquinas alugadas pela prefeitura através de leasing,. O aluguel, com opção de compra ao final do contrato, leasing, mantém a reserva de domínio com a empresa vendedora, portanto a prefeitura não pode receber os documentos definitivos das máquinas. Nestes termos a situação foi justificada pelo prefeito Geraldo Messias.O prefeito se comprome-teu em apresentar os contratos ao Movimento na terça feira 13.

Manoel do 5 denunciou também um crime ambiental que está acontecendo na chácara do Adiel Guimarães onde usaram um trator da prefeitura que ficou atolado na nascente do rio Macacos. O prefeito justificou que o trator da prefei-tura foi cedido dentro das regras legais, com recolhimento das taxas exigidas, mas desconhecia o fato de que a operação prejudicava o meio ambiente.

Isenção de impostos para nascentes

O escritor Marcos Barbosa, pré-candidato a deputado federal pelo PT, lembrou que no Rio de Janeiro os proprietários de terras urbanas ou rurais com nascentes de córregos ou olhos d’água, além de serem isentos de todos os impostos ainda recebem uma ajuda de custo para a manutenção do patrimônio natural. Com base neste exemplo e na legislação fe-deral, Marcos Barbosa solicitou ao prefeito que envie para a Câmara de vereadores uma proposta de lei semelhante, bene-ficiando pelo menos com a isenção de impostos todos os proprietários de nascentes em Águas Lindas.

Com o prefeito Geraldo Messias sempre pedindo ajuda ao Movimento, como fez também nos encontros com o PT, os presentes foram prestigiados com a aparição-relâmpago do deputado estadual Luiz César Bueno, do PT, que “abençoou” a reunião e se ausentou para encaminhar algumas reivindicações urgentes da prefeitura ao Governo Federal.

Viveiros pediu encarecidamente ao prefeito Geraldo Messias para continuar colocando cascalho nos buracos das vias principais, ao que o Secretário de Obras, Vereador Anderson Teodoro esclareceu que continuará sendo usada esta medida paliativa até parar as chuvas, quando iniciarão as obras de pavimentação e saneamento básico definitivo com di-nheiro do Governo Federal, (PAC 2). O Secretário reclamou das dificuldades que está encontrando nesta operação, justificando que Águas Lindas é geograficamente maior que Anápolis.

Entre outras preocupações manifestadas por dona Maria das Graças, esta reivindicou melhorias no atendimento do Hospital Bom Jesus, informando que o atendimento em ginecologia e obstetrícia está insuficiente. O prefeito informou que o HBJ atende em torno de 680 pacientes diários, acrescentando que para acompanhar a demanda serão investidos 500 mil reais em reformas na estrutura física do hospital, dinheiro oriundo do Governo Federal, repassado pelo GDF. Quanto à falta de remédios reclamada por dona Graça, Geraldo Messias informou que deixará de adquirir remédios de empresas privadas para comprar mais barato e sem licitação de duas indústrias farmacêuticas estatais, IQUEGO de Goiás e outra estatal do Rio de Janeiro.

O membro do movimento, Sr Getúlio reivindicou a colocação de quebra-molas nas vicinais da BR 070, acrescentando que já presenciou jovens irresponsáveis disputando corrida, ou fazendo racha nas vias paralelas à BR 070, nos fi-nais de semana. Getúlio denunciou também que vários carros chapa branca estão circulando na cidade nos finais de sema-na, com a agravante de que geralmente os motoristas estão de bermuda e chinelo, o que comprova não estarem prestando algum tipo de serviço de emergência. Para comprovar as denúncias do Movimento Acorda Águas Lindas foi entregue pessoalmente ao prefeito uma lista com os números das placas, local e data dos flagrantes.

Ademar de Freitas, ex-candidato a vereador do PT reivindicou a construção de abrigos nas paradas de ônibus e o prefeito garantiu que após a conclusão da obra pelo Governo Federal, esta reivindicação do ex-candidato será atendida.

Estiveram presentes: Manoel do 5, ex-vereador; Viveiros-pt, sindicalista; Marcos Barbosa-pt, escritor; Ademar de Freitas, ex-candidato do PT a vereador; Daniel Mendes, Sindicom; o assessor Reginaldo de Menezes; e os cidadãos José Alves da Silva, Sr Getúlio, Raimundo Ferreira e representando as mulheres, dona Maria das Graças que teve uma participação ativa na reunião.

Marcos Barbosa é jornalista e escritor . Está em Águas Lindas desde abril de 1992 se dedicando à profissão de corretor de imóveis.

Email: mbs1370@gmail.com www.recantodasletras.com.br/autores/marcosbarbosa

Para obter o texto original no word, faça o dowload no link abaixo:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2192531

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616

Banco 232 - Bradesco

Conta corrente 0674315-3

Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.

OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.

SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS.