Psicologia - Desenvolvimento histórico *

BRAGHIROLLI. Elaine Maria e outros. Psicologia Geral. 9 ed. revisada e atualizada. Porto Alegre: Editora Vozes, 1990. ( Pag. 10 -18 ).

As primeiras explicações sobre o ser humano e sua conduta foram de natureza sobrenatural, assim como todas as explicações para todos os eventos. Tinham explicações sobrenaturais para a má colheita ( os deuses estariam enraivecidos com o homem ) como também para a boa colheita ( seria um sinal de que os deuses estavam a favor do homem ). Foi a partir de Tales de Mileto que este panorama começou a mudar.

- Tales de Mileto ( séc. VI a.C ) - Filósofo grego.

Foi o primeiro a explicar os eventos naturais em função de outros eventos naturais. Foi dele a explicação da água como elemento único natural.

Esta é a noção que até hoje se apóia a Ciência: os eventos naturais devem receber explicações também naturais.

- Sócrates ( 470 - 395 a.C) e Platão ( 427 - 347 a.C ) - Filósofos gregos.

Despertaram o interesse pela natureza do homem, o que trouxe aos questionamentos filosóficos da época inúmeras questões psicológicas. A intenção não era obter explicações científicas ( como hoje as concebemos ), mas sim a de se obter uma explicação moralista, ética.

Sócrates - Método do questionamento lógico.

Platão - Abordagem racional do mundo ( existência do 'mundo das idéias' que explica o mundo real ).

- Aristóteles ( 384 - 322 a.C ) - Filósofo grego.

Aristóteles foi o filósofo que mais valorizou, pela primeira vez, a observação como forma de explicar os eventos naturais, apesar de seu método de investigação ser ( basicamente ) racionalista.

A primeira doutrina sistemática dos fenômenos da vida psíquica foi formulada na Grécia Antiga por Aristóteles. Versou, na introdução do livro ( De Anima - que consiste em três volumes ) sobre a tarefa da Psicologia. Idéias e alma seriam independentes do tempo, do espaço e da matéria ( corpo ) e, portanto, imortais.

- Tomás de Aquino ( 1224 - 1275 ) - Italiano - padre dominicano, teólogo.

Tomás de Aquino uniu as idéias da psicologia aristotélica com as doutrinas da Igreja. Porém na Idade Média há pouco interesse pelo estudo dos fenômenos naturais em si mesmos, pois acreditava-se que preocupar-se com questões 'terrenas' era prejudicial à salvação da alma.

Acreditava-se que o comportamento do homem estava sujeito às vontades de Deus. E essa concepção não favorecia, portanto, o desenvolvimento de uma ciência do homem. O corpo era considerado sagrado e nem as dissecações eram permitidas.

- Descartes ( René ) - ( 1596 - 1650 ) - Filósofo francês, matemático e fisiólogo.

Descartes com seus estudos voltou a favorecer a pesquisa sobre o ser humano com a teoria do 'dualismo psicofísico', duas realidades no homem. Uma, material - corpo = máquina ( pensamento mecanicista ) e outra, imaterial ( alma ) livre dos determinismos físicos.

Sua concepção favoreceu a pesquisa porque apesar de não se poder estudar a alma ( por não ser mensurável e observada ) poder-se-ia estudar corpos de mortos e animais.

Depois disso, a mente e seu funcionamento passou a ser objeto de estudo entre duas 'escolas de pensamento'. Surgiram, então, o 'Empirismo inglês' e o 'Racionalismo alemão'.

O Empirismo valorizava os processos de percepção e aprendizagem da mente. O meio seria de grande importância para o estímulo da percepção ( base do conhecimento ). É considerado raiz filosófica das investigações biológicas dos fenômenos mentais.

Para John Locke ( 1632 - 1704 ) médico, filósofo inglês e fundador do Empirismo, a mente era como uma 'tábula rasa', onde seriam impressas ( pela experiência ) as idéias e os conhecimentos. Tudo que existisse ali haveria de ter pasado pelos sentidos.

A associação das idéias explicou muito o mundo mental.

Já os Racionalistas acreditavam que a mente teria a capacidade inata de gerar idéias independente dos estímulos do meio. Acreditavam na percepção seletiva e não no processo passivo de registro como acreditavam os empiristas. Enfatizaram o conceito de 'faculdades mentais'.

Empiristas e racionalistas discordavam sobre a possibilidade ou não de análise dos fenômenos mentais.

Empiristas - Percepção ou idéias complexas compostas por partes. Buscavam identificar os componentes simples da percepção para poder compreender os fenômenos mentais mais complexos.

Racionalistas - Cada percepção é uma unidade indivisível, global, e cuja análise destruiria suas características próprias.

Até aqui, percebe-se a existência de 'escolas filosóficas' e não 'psicológicas', que buscam compreender os processos mentais humanos.

Foi a Fisiologia que investigou e teorizou sobre a natureza da atividade nervosa, fator que contribuiu para o surgimento da Psicologia. Principalmente pela metodologia de laboratório que a Fisiologia utilizava.

Diz-se também que a Psicologia Moderna tem sua raiz na Psicofísica que foi fundada por Gustav Theodor Fechener ( 1801 - 1887 ), que é considerado o pai da Psicofísica ou o pai da Psicologia Experimental.

( Psicofísica - Estudo quantitativo das relações existentes entre a vida mental - como as sensações por exemplo - e os estímulos do mundo físico ).

* Caberia melhor em resumos, mas aqui não há esta opção. Portanto optei por 'redações', porque não deixa de ser uma redação sobre o assunto.

Milena Campello
Enviado por Milena Campello em 13/04/2010
Reeditado em 13/04/2010
Código do texto: T2194386
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.