Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA



A construção da Capela de São João Batista, localizada na Praça do Líbano, em Belém PA, teve inicio no governo de Ataíde Teive em 1771, a necessidade dessa capela no bairro da cidade velha deu-se derivado da Sé está em construção e, portanto, fechada para atos litúrgicos, não havia um local seguro para guardar o Santíssimo Sacramento, a esta capela a história do Pará também confere duas datas de inauguração, há uma em que relata que a capela fora inaugurada em junho de 1777 e há outra vertente encontrada em um documento anônimo que relata que a capela fora construída entre os anos de 1769 e 1772.
O que originou esta obra foi a edificação de taipa coberta de palha datada de 1648, reconstruída em 1686, já no século seguinte, portanto século XVII, no governo referido acima, foi sentada a primeira pedra de mais uma obra do italiano Antônio José Landi.
Esta obra expressa os famosos traços arquitetônicos do grande Landi, como por exemplo, o frontão triangular, característicos de suas obras, a cúpula em forma octogonal, esta capela não possui torres, mas os pináculos estão presentes, houve um acréscimo em uma das laterais da capela não previsto por Landi.
Havia em Bolonha, na Itália uma academia que ensinava entre outras artes a Pintura de quadratura (arquitetura pintada), Landi foi um exímio aluno da Academia Clementina e na Capela de São João se encontram três raros exemplos dessas pinturas.
O restauro desta magnífica obra do competente Landi foi concluído em novembro de 1996, pede-se, no entanto, que haja manutenção de tão valioso Patrimônio histórico.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 02/05/2010
Código do texto: T2232498
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Patrícia P Ventura
Belém - Pará - Brasil
288 textos (74886 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/18 19:13)
Patrícia P Ventura