A CATEDRAL DA SÉ

O Estado do Pará, precisamente, nossa querida Belém possui ricos patrimônios remanescentes da ocupação portuguesa em nosso Estado. Pode-se afirmar que apesar dos lusos que vieram para cá não terem sido compostos pela fina flor da sociedade portuguesa, com certeza, nos deixaram grandes obras de estilo barroco neoclássico, que enobrecem o aspecto cultural da cidade e conferem um caráter luso a uma cidade cabocla amazônica.

No que tange este aspecto observa-se a Catedral da Sé de Belém, a primeira igreja construída na cidade pelos portugueses, precisamente, dentro do atual Forte do Presépio, que desde essa época já era consagrada a Nossa Senhora das Graças, a idade desta remota a fundação da cidade no ano de 1916, posteriormente, passou para o outro lado da Praça Frei Caetano Brandão, o atual Largo da Sé, onde foi erguida de modo precário, para em 1748 ser feita a deposição da primeira pedra que simbolizava o que a igreja é hoje em dia.

A construção da atual Catedral teve data certa para ser iniciada, mas, infelizmente, para ser inaugurada a obra encontrou diversos entraves, o que fez com que acontecessem várias inaugurações, por exemplo, ao ser concluído uma parte da etapa, fazia-se a inauguração, deste modo diversas datas foram atribuídas.

Conta a história que 13 anos após o inicio da construção, a obra fora interrompida por 5 anos, a autoridade eclesiástica dessa época alegou que a demora era oriunda da falta de comunicação com Portugal, pois de lá da Santa Terrinha é que vinham as instruções para prosseguimento de tal empreendimento.

Algumas literaturas e pesquisas mostram que as obras foram concluídas no ano de 1771, outros afirmam que a Catedral da Sé fora concluída em 1782, a disparidade de datas nos causa tristeza e ao mesmo tempo nos mostra como a história de nossa cidade se perdeu por causa de nosso próprio descaso, assim “o Brasil não vai para frente”... Rs rs rs...

Contudo, para nossa atual alegria, a direção das obras da Catedral foi assumida pelo italiano, arquiteto, desenhador, desenhista (os termos têm diferença), Antônio José Landi, em 1755, este havia chegado ao Brasil, de Bolonha, na Itália, em 1753, como a parte inferior da fachada já estava concluída, o Sr Landi responsabilizou-se pelas duas torres da igreja, pelo frontão triangular e pelos dois pináculos piramidais neoclássicos.

As torres são semelhantes as da Igreja das Mercês também projetada por Landi, localizada nesta cidade que mais adiante falarei dela também...

Vale dizer que apesar dos traços neoclássicos que a igreja apresenta, também há um ar de estilo barroco-rococó que se presente quase já no seu final...

Nas instalações internas da igreja o retábulo original de autoria de Landi, bem como a pintura de Nossa Senhora das Graças de autoria do pintor português Pedro Alexandrinho de Carvalho foram perdidos pela ação do tempo estas obras foram conhecidas apenas por desenhos.

A Catedral da Sé possui um órgão de origem francesa, confeccionado em Paris na oficina do francês Aristide Cavaillé-Coll que se constitui o maior órgão da América Latina, que foi instalado na Sé em 1882.

No ano de 2005 a nossa Catedral da Sé passou um serviço de restauro que perdurou por quatro anos, sendo reaberta no dia 01 de setembro de 2009.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 02/05/2010
Código do texto: T2232502
Classificação de conteúdo: seguro